Manifestação religiosa secular de Coxim, Festa do Divino inicia preparativos amanhã

              06/05/2017    11h43

Acontece na manhã de domingo (7), a saída da Bandeira da 122a Festa do Divino Espírito Santo de Coxim. Trata-se da manifestação religiosa e cultural mais tradicional da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo realizada desde o ano de 1895.

 

A saída da Bandeira é a ocasião em que a comissão de festeiros (Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira) toma posse e, com suas esposas e familiares, passam a conduzir os preparativos para a Festa do Divino.

 

Com um pequeno conjunto de músicos - um violeiro, um Sanfoneiro e um Taroleiro - os festeiros passam a acompanhar o Alferes no “Giro da Bandeira”, que visita residências, estabelecimentos comerciais e fazendas, levando as bênçãos do Divino e arrecadando donativos para a Festa, que acontece ao longo de nove dias na segunda quinzena do mês de julho.

 

Para cada etapa da visita, os foliões entoam músicas com diferentes mensagens: a anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas e esmolas recebidas; e a despedida da Bandeira.

 

Estas visitas despertam comoção e alegria, e, dependendo da hora, transformam-se num grande almoço, num churrasco, ou até mesmo num baile animado, noite adentro.

 

O padre Michael explica que neste domingo acontecem a Celebração Eucarística, que tem início com a Missa Solene, às 9h30, na Paróquia São José. Na sequência, a saída da Bandeira, na qual os festeiros percorrem a comunidade levando as bênçãos do Divino Espírito Santo e arrecadando donativos. Às 11 horas acontece um grandioso churrasco com "arrasta-pé", ao custo de R$ 20. Mais informações pelos contatos 67 99944 1224 e 3291 1224.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163