Gestores da Rota Norte se reúnem para atualização do Mapa do Turismo

              17/05/2017    06h28

Gestores municipais de turismo de seis municípios (dos onze) da Rota Norte reuniram-se na segunda-feira (15), no Centro de Atendimento ao Turista de Coxim (CAT), com analistas da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) para discutir sobre a atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul.

 

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de ordenamento desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) que auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

 

Os analistas da Fundtur Dinair Rezende e Geancarlo Merighi apresentaram os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundtur para os municípios que queiram estar inseridos no Mapa. Dentre os critérios, estão a existência e efetiva atuação de instâncias de governança, como o conselhos municipais de turismo ou fóruns regionais, por exemplo.

 

Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, foram apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa. Também foi abordada a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear / Nascer / Frutificar / Colher), que começou em 2013 e será passará por uma reformulação em 2017.

 

O analista de turismo Geancarlo Merighi disse que a Rota Norte é uma das regiões que está em ascensão no turismo: "Temos em MS três regiões turísticas prioritárias, e a Rota Norte está no encalço delas, com produtos sendo comercializados, até para público internacional. É uma região que está merece a nossa atenção especial. Já vínhamos fazendo isso anteriormente e agora ainda mais, de forma mais técnica.

 

Geancarlo destacou ainda pelo fato de muitos municípios terem novos gestores devido às eleições municipais do ano passado, foi necessária esta apresentação da Fundtur: "A Rota Norte já tem um fórum instituído e com a mudança dos gestores municipais, algumas pessoas saíram e outras entraram. Então nosso trabalho é criar uma nova secretaria executiva que possa dar continuidade nas ações do fórum.

 

Ele ainda destacou que o Fórum da Rota Norte é uma mais proativos de MS: "É perfeitamente normal termos fóruns compostos por gestores públicos e privados. São pessoas valorosas, que desenvolvem trabalhos fantásticos pelo turismo e continuarão dentro dos fóruns porque são empresários também, e podem contribuir muito com a experiência e pelo que já fizeram pela região turística".

 

"Conclamamos que sigam no fórum mesmo não atuando no poder público porque a experiência deles é o que vale para o fórum. Para a gente, da Fundtur, e para os novos gestores, é importante a presença deles, pois são referências que poderão auxiliar no processo de desenvolvimento do turismo", finalizou ele.

 

Prazo em MS

 

A partir de 01 de junho começa o prazo para inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo.

 

Os municípios de Mato Grosso do Sul tem até 30 de junho para encaminhar as informações solicitadas pelo MTur para a Fundtur. O processo de atualização termina em 31 de julho.

 

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163