Projeto de física que envolve construção de foguetes desperta a ciência em estudantes

Fabio Pellegrini              13/07/2017    07h31

Coxim (MS) - Projeto escolar desenvolvido por Lucas Gandra, professor de física da Fundação Educacional de Coxim (FEC) e da Escola Estadual Viriato Bandeira - vem despertando o interesse pela prática da ciência em estudantes do Ensino Médio de Coxim.

 

O projeto, desenvolvido nas aulas de física, consiste em desafiar os estudantes a construírem foguetes com garrafas pet, papel, plástico e fita adesiva. Utilizando água, vinagre e bicarbonato de sódio, atendendo a protocolos de segurança e supervisionados pelos professores, eles conseguem provocar a propulsão dos dispositivos, fazendo com que os foguetes sejam a lançados a distâncias superiores a 100 metros por métodos de pressurização.

 

Lucas explica que o objetivo é difundir a ciência e a astronomia aos estudantes e o interesse dos alunos é grande, envolvendo aulas teóricas e práticas: "No dia 13 de maio deste ano, 60 equipes das duas escolas, com média de três alunos cada, participaram, em Coxim, da 11a edição da Mostra Brasileira de Foguetes, evento promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que acontece em vários municípios simultaneamente".

 

Cada equipe teve direito a dois lançamentos, e a equipe de organização fez a medição da distância atingida. Essas medições foram lançadas na base de dados da UERJ. A coordenação da Mostra Brasileira de Foguetes fez uma seleção nacional, convocando os melhores foguetes para a 13a Jornada Brasileira de Foguetes, em outubro, no Rio de Janeiro.

 

Em Mato Grosso do Sul apenas quatro equipes foram selecionadas, sendo duas de Dourados, uma de Fátima do Sul e uma de Coxim, da Fundação Educacional de Coxim, formada pelos estudantes do 3º Ano, Giovani Luis de Mamann Junior, João Pedro Jara e Werventon Borges de Freitas Junior. A distância atingida pelo foguete deles foi de 146m e a equipe está sendo treinada pelo professor Lucas Gandra.

 

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, é gratificante ver os estudantes de Coxim despertarem o interesse na prática da ciência: "Acreditamos no poder que a educação tem de formar cidadãos e prepará-los para a vida. Sabemos que o conhecimento científico é a base de tudo no mundo contemporâneo e estamos fazendo a nossa parte em apoiar iniciativas como essa". 

 

Veja mais fotos na fanpage da Prefeitura de Coxim.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163