Coxim terá curso de Badminton realizado pela Fundesporte no fim de semana

Fabio Pellegrini              17/10/2017    15h05

A Fundesporte, por meio da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) promove, em parceria com a Gerência de Esportes de Coxim, no próximo fim de semana, o curso de Iniciação ao Badminton Escolar. A capacitação gratuita é direcionada a profissionais e acadêmicos de Educação Física e áreas afins.

 

A qualificação fica por conta do presidente da Federação Sul-de Badminton responsável pelo projeto Conhecendo o Badminton, professor Marco Aguilera. Profissional de Educação Física, pós-graduado em Atividade Física e Saúde, e professor na Unigran Capital, Aguilera é capacitado pela Confederação Brasileira de Badminton para ministrar curso de badminton escolar e de arbitragem.

 

A programação começa na noite de sexta-feira (20), com credenciamento às 18h e abertura às 19h, no ginásio Fernando Fontoura. As atividades continuam durante todo o sábado com aulas práticas e teóricas. Em pauta,  histórico da modalidade, estudo de regras, organização de eventos e jogos.

 

As inscrições estão abertas e os interessados têm até o dia 19 para garantirem vaga no site da Fundesporte.

 

Sobre o esporte

 

O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola, utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

 

Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de Poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

 

O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

 

O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.

 

Com informações de Aline Morais / Fundesporte.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163