Autoridades alertam que manobras radicais em barcos são proibidas

Fabio Pellegrini              11/11/2017    20h12

A Capitania Fluvial do Pantanal alerta a população que é proibido realizar manobras radicais com barcos e lanchas. Com o fechamento da temporada de pesca, alguns piloteiros têm o costume de fazer rachas e exibicionismo com embarcações, o que põe em risco a navegação e a vida das pessoas.

 

"A legislação proíbe qualquer manobra radical com embarcação, exceto o jet ski, que também tem sua margem de distância de 200 metros de outras embarcações e de banhistas. Não pode corrida entre barcos. O piloto pode ser multado e se persistir terá a embarcação apreendida", explica o suboficial Queiroz, supervisor do Tráfego Aquaviário da Capitania Fluvial do Pantanal, órgão responsável pela navegação nos rios de Mato Grosso do Sul.

 

"Os condutores de embarcações devem utilizá-las de forma racional e prudente, procurando evitar manobras arriscadas e potencialmente perigosas à vida humana e à propriedade alheia, tomando cuidado não só com ele e com seus passageiros mas também com outras embarcações", finaliza o suboficial.

 

O tenente Bueno, subcomandante do 5o Subgrupamento de Bombeiros de Coxim, conta têm registrado muitos incidentes nos rios Coxim, Taquari e no córrego Fortaleza.

 

"Muitas pessoas acham que por terem nascido na beira dos rios sabem pilotar bem, mas temos sido noticiados de casos de pessoas embriagadas pilotando embarcações, acidentes com anzois de galho, conduzindo adultos e crianças sem coletes salva-vidas, pulando de pontes, daí a necessidade de informarmos a população para se atentar à prevenção de acidentes e de incidentes", diz o oficial.

 

A Prefeitura de Coxim está em tratativas com ambas as instituições para realizar uma campanha informativa com ações de regulação, tendo por objetivo informar a população sobre boas práticas e prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.

 

Para saber mais sobre segurança na navegação, acesse o site da Diretoria de Portos e Costas (DPC),  da Marinha do Brasil, onde consta toda a regulamentação: www.dpc.mar.mil.br

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163