Ex-fumantes comemoram meta atingida com apoio da Secretaria de Saúde

Fabio Pellegrini              11/11/2017    20h34

Um grupo de seis mulheres e um homem comemoraram na semana passada o êxito na campanha contra o tabaco por meio do trabalho desenvolvido por equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Coxim.

 

Thayla Tomaz enfermeira coordenadora do Programa Contra o Tabagismo explica que com este grupo, que iniciou no programa há três meses, 100%  pararam de fumar: "É muito gratificante ver a felicidade deles em combater um mal que eles vinham levando durante anos, muitos se emocionaram com o término do tratamento".

 

Thayla explica que há três anos esta ação vem sendo desenvolvida com mais ênfase nas unidades básicas de saúde: "Nossos resultados são muito positivos, as pessoas podem procurar a enfermeira chefe da unidade de saúde mais próxima, que irá pegar seus dados e encaminhar para a gente, assim começamos as reuniões, que têm duração de três meses".

 

Após este tratamento eles ainda tem acompanhamento do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com atendimento de psicólogo e médicos, para dar sequência ao tratamento se necessário.

 

Valdir Pereira Sampaio conta que após fumar ao longo de 45 anos hoje se sente livre: "Eu já vinha tentando parar de fumar por indicação por médico, mesmo assim eu não consegui parar de fumar. Eu fiquei sabendo desta ação pela rádio. Fui procurar saber os dias, local e comecei a fazer o tratamento, e foi o que eu precisava pra minha vida e hoje eu me sinto livre deste mal que é o cigarro".

 

"Sempre nossa enfermeira Thayla falava pra gente procurar algo pra gente nos presentear depois do tratamento, e meu presente foi o melhor presente de minha vida “Eu parei de fumar” no dia 20 de setembro eu parei de fumar e meu aniversario foi dia 31 de setembro de 63 anos, então este foi o meu presente que dei pra mim mesmo. Quero agradecer a Secretaria de Saúde de Coxim por nos ajudar a nos dar força em parar de fumar, obrigado de coração hoje eu estou livre", comemora ele!

 

Carmelita Sofia da Silva disse que no começo não foi fácil, mas hoje é muito grata à equipe: "Graças a Deus a e essas profissionais o tempo todo nos ajudando, nos dando força. No primeiro dia que eu vim aqui eu já parei de fumar, fiquei três dias de cama, passei muito mal, mais tive força para continuar. Agora eu estou livre deste vício, cigarro não é bom nem pra mim nem pra ninguém. Eu fumei muito tempo deste de criança eu fumava tinha cansaço, pele amarelada... Obrigado a todos que me ajudou e ajudou meus amigos que também pararam".


Com informações de Alef Santos.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163