Saúde realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Fabio Pellegrini              30/11/2017    10h47

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UFMS Campus Coxim, realiza diversas ações de orientações à saúde a partir desta semana, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

 

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é comemorado em primeiro de dezembro desde 1988. É uma oportunidade para a disseminação de informações e a conscientização sobre prevenção, atenção e tratamento do vírus HIV, além de promover discussões e avanços sobre o tema.

 

Dentre as ações oferecidas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e parceiros, estão palestras, testes rápidos, orientações e encaminhamentos, além de panfletagem e distribuição de brindes.

 

"A incorporação dos Testes Rápidos para diagnóstico não só do HIV, mas também de Hepatites Virais e Sífilis, facilita o acesso para muitas pessoas e é muito importante para que se faça o encaminhamento adequado e o tratamento se inicie o quanto antes" explica Vilma Barbosa, enfermeira do SAE.

 

O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, fala do envolvimento da Prefeitura de Coxim à campanha: "É uma campanha mundial que vimos realizando há alguns anos. A combinação dessas novas estratégias com as já utilizadas anteriormente, como distribuição de preservativos e campanhas educacionais, traz nova perspectiva para o enfrentamento do HIV no Brasil. O tratamento ofertado pelo SUS, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com HIV/AIDS e evitar complicações decorrentes da evolução da doença, também funcionam como prevenção".

 

Confira a programação:

 

29 de novembro (quarta): Testagem rápida no 47° BI (HIV, hepatite B e sífilis) às 8h;

 

30 de novembro (quinta): Testagem rápida no ESF Piracema e orientações (HIV, hepatite b e sífilis) das 13h às 17h;

 

01 de dezembro (sexta): panfletagem e distribuição de preservativo, semáforo da Concha Acústica às 17h30;

 

05 de dezembro (terça): Palestra sobre IST/Aids na escola Pedro Mendes Fontoura, às 14h;

 

07 de dezembro (quinta): Palestra no Hospital Regional de Coxim com o médico infectologista Hilton Luis Alves Filho, sobre segurança do trabalho, violência sexual (profilaxia de IST virais e não virais), profilaxia HIV intra parto e pós parto e acidentes com material biológico;

15 de dezembro (sexta): realização de testes rápidos (HIV, hepatite b e sífilis) e orientações  a população na Concha Acústica, das 17h30 às 20h. Haverá entrega de brindes para os 100 primeiros que realizarem a testagem rápida no local.

 

Sobre a AIDS

 

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

 

Assim pega:

 

Sexo vaginal sem camisinha;

Sexo anal sem camisinha;

Sexo oral sem camisinha;

Uso de seringa por mais de uma pessoa;

Transfusão de sangue contaminado;

Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

 

Assim não pega:

 

Sexo desde que se use corretamente a camisinha;

Masturbação a dois;

Beijo no rosto ou na boca;

Suor e lágrima;

Picada de inseto;

Aperto de mão ou abraço;

Sabonete/toalha/lençóis;

Talheres/copos;

Assento de ônibus;

Piscina;

Banheiro;

Doação de sangue;

Pelo ar.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163