População de Coxim pode contar com atendimento do SAMU em situações de emergência

Fabio Pellegrini              04/01/2018    10h42

O número de atendimentos de ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) quase dobrou desde sua implantação em Coxim. É o que mostra o relatório anual de Atendimento do SAMU Municipal e 5º Subgrupamento de Bombeiros Militares de Coxim, com registros de ocorrências atendidas todos os meses de 2013 a 2017.

 

Atualmente o SAMU é mantido pela Prefeitura de Coxim, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, estando sediado no 5o Subgrupamento de Bombeiros Militares de Coxim.

 

É um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Implantado no município de Coxim em abril de 2013, totalizou naquele ano 1.613 ocorrência atendidas.

 

Até dezembro de 2017 foram 11.128 ocorrências no total, sendo 7.352 de casos clínicos, 1.250 de acidentes de trânsito, 2.526 de outras ocorrências e 282 atendidas na área rural.

 

Muitos desses atendimentos, porém, são casos sem gravidade, explica Denílson Moreira Lopes, gerente do SAMU municipal de Coxim: "É nosso dever atender a população e fazemos com muito boa vontade e dedicação. Porém, muitas pessoas estão solicitando o SAMU para casos sem qualquer gravidade ou urgência, ou mesmo em situações que a pessoa tem condições de se deslocar por meios próprios para a unidade de saúde, e acaba ocupando o SAMU enquanto a equipe poderia estar realizando um atendimento de ocorrência mais grave".

 

Ele explica que a equipe do SAMU é composta por um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, além dos bombeiros militares: "Cada viatura leva dois bombeiros e um técnico de enfermagem que fazem atendimento, remoção, salvamentos em acidentes, entre outros. Temos uma escala de 24 por 72 horas e temos duas viaturas, com as quais fazemos rotatividade semanal. Temos também a SAMU Rural que é uma picape traçada para atendimento em áreas de difícil acesso. E as pessoas atendidas são levadas ao Hospital Regional".

 

De qualquer forma, o técnico em enfermagem da viatura vai fazer uma triagem, prestar o socorro necessário, classificar o atendimento e encaminhar à unidade de saúde, onde o paciente será atendido de acordo com a gravidade da situação.

 

Quando chamar o SAMU 192:

 

Dores no peito de aparecimento súbito;

Crises convulsivas;

Situações de intoxicação e envenenamento;

Queimaduras graves;

Acidentes de trânsito com atropelamentos;

Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);

Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do bebê;

Perda de consciência (desmaio);

Queda acidental;

Sangramentos, hemorragias.

 

Quando chamar os Bombeiros 193:

 

Incêndios;

Acidentes com pessoas presas nos veículos;

Tentativas de suicídio;

Choques elétricos;

Salvamentos aquáticos;

Quedas de alturas de mais de 7 metros;

Desabamentos;

Vazamentos de gás;

Deslizamentos de terra.

 

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163