Terceira etapa do Plano de Saneamento Básico é apresentada à população em reunião pública

              16/04/2018    15h01

Aconteceu na quinta-feira (12) a terceira reunião pública do Plano de Mobilização Social do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Coxim. Os estudos estão sendo realizados pela empresa NovaEng, em parceria com a Sanesul, Consorcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari - Cointa - e Prefeitura de Coxim.

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) deve atender a população, à legislação, aos interesses do município, além das esferas Estaduais e Federais durante um período de 20 anos, tendo como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da sociedade através da prestação de serviços públicos de saneamento básico, sendo de significativa importância a participação social durante o processo de sua elaboração e implementação.

 

O engenheiro ambiental Diego Lanza explica que o plano iniciou no final de 2017: "Com certa urgência, pois o governo federal determinou urgência com risco de perder recursos. Então ficaram definidas as etapas: a primeira é informar, a segunda o diagnostico e agora o planejamento de ações para a etapa final, sob analise do comitê de organização. Esse planejamento vai ser avaliado pelo Cointa e depois encaminhado para apreciação da Câmara para aprovação".

 

"Vamos explicar aos vereadores e irá a votação para o município poder acessar recursos federais. O prazo prorrogou para o final de 2019. Os municípios que têm o plano já estão em vantagem, pois é um instrumento de planejamento. É uma ferramenta de consultoria que vai ajudar na orientação do desenvolvimento do município", esclarece Diego.

 

O gerente de Meio Ambiente de Coxim, José Francisco de Paula Filho fala da relevância do processo: "O plano é de extrema importância, estamos cumprindo o dispositivo legal, um planejamento dos próximos 20 anos, que vai orientar a administração pública no crescimento da cidade, refletindo não só na questão da ambiental, mas nas áreas econômica e de saúde".

 

Pedro Freitas, coordenador do Cointa: "Essa é apresentação do último produto, é um convênio entre o Cointa, a Prefeitura e Sanesul, financiado pela Sanesul. Isso é muito importante porque não podemos mais aceitar esgoto sendo jogado na rede pluvial". O evento contou com a presença de vereadores e outras autoridades municipais e representantes da sociedade civil.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163