Secretaria de Saúde realiza vacinação de pantaneiros no Paiaguás

              04/09/2018    10h40

Em mais uma campanha na região do Paiaguás, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Expedição Lino Lemes, que anualmente realiza atendimento em saúde à população que vive em fazendas na área pantaneira do município de Coxim.

 

Esta edição percorreu aproximadamente 1.300 quilômetros de distância, passando por 115 propriedades rurais em 12 dias. Foram atendidas 620 famílias que receberam orientações em saúde, tendo sido vacinadas 125 pessoas, imunizando-as contra febre amarela, hepatite B, entre outras doenças, pondo assim o calendário vacinal em dia.

 

Foram vacinadas 33 crianças contra poliomielite e sarampo, carro-chefe da última campanha nacional de vacinação, além da vacinação anti-rábica de 325 cães e gatos.

 

A equipe da expedição é formada por servidores da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Imunização, do Centro de Controle de Vetores, da Coordenação de Controle de Zoonoses e da Coordenação de Atenção Básica e voluntários.

 

Integrante da expedição, Lucimara Mourão, destaca que o objetivo é realizar o atendimento em saúde com foco na vacinação de crianças, adultos, idosos, cães e gatos e orientações de cuidados a gestantes, crianças e idosos.

 

Os integrantes batizaram a expedição com o nome Lino Lemes, técnico em Vigilância Sanitária da Prefeitura de Coxim que integrava a equipe, falecido há quase três anos. "É um amigo e parceiro de trabalho que infelizmente nos deixou mas seguimos realizando esse trabalho por ele e pelas famílias pantaneiras", explica Marcilio Centurion, coordenador do Centro de Controle de Vetores.

 

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, explica que esta é mais uma estratégia das políticas públicas de Saúde, por meio da qual a Rede Municipal de Saúde Pública amplia, qualifica e fortalece a Atenção Básica, como ordenadora do cuidado, e melhorando o atendimento à saúde a populações em áreas de difícil acesso, como é o Pantanal.

 

"É uma iniciativa louvável e por isso tem o aval do prefeito Aluizio São José. Há desafios ainda a serem superados seja pelas condições do veículo e pelas distâncias culturais e de tradição local para mudança no hábito de vida mais saudáveis, mas nossa equipe é dedicada o bastante para fazer um atendimento de qualidade a essa população tão especial que é o povo pantaneiro", resumiu o secretário.

 

Veja mais fotos na fanpage da Prefeitura de Coxim.

 
 
 
  Página Principal Serviços   Ferramentas  
  » Coxim » Cidadão   » Fale com a Prefeitura  
  » Notícias » Empresa   » Mapa do site  
  » Secretarias » Servidor   » Acesso Restrito  
    » Turista      
           
Rua 10 de Dezembro, 268 Centro - Coxim - MS
CEP: 79400-000 - Fone (67)3291-1163