Aluizio e Carlão entregam novo caminhão de lixo aos garis de Coxim

14/02/2014 - 10:00

No final da tarde desta quinta-feira (13), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), e o secretário de Obras, Carlos Oliveira de Rezende (Carlão), entregaram as chaves do novo caminhão de lixo aos garis. A solenidade simples aconteceu no pátio da secretaria, mas contou com a presença de diversas autoridades.

Ao entregar o caminhão, Aluizio anunciou outras melhorias para os garis, como equipamentos de segurança, uniformes adequados, acompanhamento médico, entre outros benefícios que serão discutidos entre os poderes executivo, legislativo e Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim).

Presente na solenidade, a presidente do Sindicato, Márcia Gonzales, pediu a regulamentação da produtividade para o cargo, assim como uma lei específica para o lixo, com campanhas educativas para a população de um modo geral.

O prefeito aproveitou a oportunidade para bater um papo com os garis, ouvir as dificuldades do dia-a-dia para juntos tentarem solucionar os problemas. A vontade, o gari Elizeo Barros da Silva foi o primeiro a falar com a autoridade de quem tem 23 anos de experiência na coleta de lixo.

Conforme Silva, a maior dificuldade é com o peso de alguns lixos. “Tem gente que coloca o lixo em tambores de 200 litros e se não pegarmos ligam na secretaria reclamando, outras pessoas acham que entulho é lixo, ensacam e deixam na lixeira para a gente pegar. Tudo isso tem sido o motivo de muitos problemas de saúde da categoria”, comentou.

Para os garis, esses fatores precisam ser esclarecidos à população, que tem de saber distinguir qual é o lixo que a categoria deve recolher. Aluizio explicou que muitas mudanças irão acontecer no setor, principalmente com o fim dos lixões no Brasil. “Em Coxim não vai ser diferente, estamos trabalhando para construir um aterro sanitário que atenda o nosso município, Pedro Gomes e Sonora”, adiantou o prefeito.

De acordo com Aluizio, com a construção do aterro sanitário a população terá que fazer a destinação seletiva do lixo, ou seja, terá de separar. Aliado a tudo isso entrará em cena a reciclagem e tantos outros benefícios exigidos pela nova tendência dos resíduos sólidos. “Por muito tempo o lixo foi tratado apenas como lixo, isso acarretou um grande problema que começa a ser tratado de outra forma pelas três esferas”, finalizou o prefeito.

Participaram da entrega do caminhão os vereadores Adenilson Vilalba (PMDB), Adilson Ferreira (PDT), Celso Rodrigues (PSB), Franciel Oliveira (PSB), Johnny Guerra Gai (PMDB) e Vladimir Ferreira (PT), além de secretários e gerentes municipais.

Novos caminhões

Com o novo caminhão, adquirido com recursos próprios, a coleta de lixo passa a contar com três veículos apropriados. Porém, o prefeito anunciou a possibilidade de outros dois caminhões, ainda este ano, que estão sendo viabilizados pelos vereadores Adilson Ferreira do Lago (PDT) e Vilmar Vendrúscolo (PT) junto ao deputado federal, Vander Loubet (PT).

Fonte: AsCom-PMC


13/05/2020 - 10:10 Asfalto, saneamento e drenagem se tornam realidade na região da Vila São Paulo

Prefeito e vereadores vistoriam obras de urbanização em execução

10/05/2019 - 10:37 Prefeitura realiza melhorias em linhas de ônibus escolar na área rural

Objetivo é garantir acesso de estudantes as escolas municipais e estaduais

15/02/2019 - 13:02 Aluizio, Kelé e Carlão vistoriam patrolamento da Estrada do Quatro Pé

Estrada é de grande importância para a agricultura familiar, pesqueiros, produtores de leite e de carne bovina. É também linha de ônibus escolar.

22/01/2019 - 15:12 Condutores devem atentar a interdições e desvios na avenida Presidente Vargas

Obras de urbanização da Vila São Paulo vão proporcionar melhor qualidade de vida e valorizar toda a região.

10/01/2019 - 17:06 Obras de urbanização da Vila São Paulo são retomadas

Nova concorrência pública foi feita e as obras estão avançando em mais de 15%

12/11/2018 - 08:02 Serviço de iluminação pública de Coxim realizou mais de 3 mil atendimentos este ano

Rede foi ampliada em 1.600m somente este ano no município. Solicitações devem ser feitas por pelo fone 3291-1582, das 7h às 13h.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais