Aluizio esclarece sobre casos suspeitos e barreiras sanitárias em Coxim

26/03/2020 - 09:09:54

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, divulgou vídeo nas redes sociais na noite de terça-feira (24 de março) esclarecendo sobre dois casos suspeitos de coronavírus em Coxim, registrados no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, e do diretor-clínico do Hospital Regional de Coxim, Dr. Marco Túlio D'Andretta, Aluizio disse que os casos são considerados suspeitos devido à mudança recente no protocolo do Ministério da Saúde.

O novo protocolo determina que pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizado por paciente hospitalizado com febre, acompanhada de tosse e/ou dor de garganta e com dificuldades em respirar, sejam classificados como suspeitos de coronavírus Covid-19.

O primeiro caso é uma criança de 7 anos que chegou ao hospital com tosse e dificuldades em respirar, foi atendida conforme o protocolo, teve o estado de saúde estabilizado e recebeu alta para quarentena em casa.

O outro caso é de uma mulher que chegou ao hospital para dar à luz, e após o parto (cesariana), teve dificuldades em respirar. Foi feito o protocolo, e a paciente está isolada em estado estável.

Em ambos os casos foram coletadas amostras dos pacientes, encaminhadas ao laboratório em Campo Grande. Nesta quarta-feira, o caso da criança foi descartado como coronavírus. O outro resultado deve sair nos próximos dias.

Barreiras sanitárias nas entradas da cidade

Aluizio destacou ainda que estão sendo montadas barreiras sanitárias em pontos estratégicos da área urbana de Coxim, com o objetivo de resguardar a população coxinense.

"O objetivo é simplesmente que possamos controlar melhor, orientar quem chega e quem sai, monitorar quem está vindo de outras cidades, familiares de nossa população, e possamos monitorar a saúde dessas pessoas, indicando a quarentena e monitorando o isolamento social", explicou o prefeito.

"Não criemos pânico. Você que tem parentes que viajaram, nossa equipe vai pedir que fiquem em casa de 7 a 14 dias. Haverá exceções, as pessoas poderão transitar desde que sejam de Coxim e tenham justificativas para estarem em Coxim. É difícil falar isso para uma comunidade que vive às margens do rio Taquari, que tem o desenvolvimento turístico como grande força na economia, mas nesse momento, por medidas de segurança sanitária da população, aliado ao decreto 168/2020 que determinou o fechamento de ranchos e hotéis para exploração turística, excepcionalmente pela vinda de turistas que vêm de grandes centros como SP, GO, MG, PR, que poderiam trazer, sem conhecimento e sem sintomas, e eventualmente estarem infectados e disseminarem vírus para nossas famílias. O propósito é resguardar a saúde de nossos idosos, crianças e famílias coxinenses", disse Aluizio.

Transparência nas informações 

Aluizio ressaltou também que a administração municipal preza pela transparência dos fatos e que por isso passará a divulgar as informações pelos canais oficiais, perfis oficiais nas redes sociais, emissoras de rádio, sites de notícias e jornal locais.

"A partir de agora que temos casos suspeitos, vamos emitir boletins diários para tranquilizar a população. Acompanhem pelos canais oficiais da Prefeitura de Coxim", finalizou ele.

Fonte: Fabio Pellegrini . DRT-MS 116-06


26/03/2020 - 09:09:54 Aluizio esclarece sobre casos suspeitos e barreiras sanitárias em Coxim

Até esta quarta-feira não foram registrados novos casos suspeitos

21/03/2020 - 08:08:33 Prefeitura de Coxim veda atendimento presencial no comércio por 15 dias

Objetivo é prevenir disseminação do coronavírus

19/03/2020 - 12:12:39 Prefeito de Coxim decreta situação de emergência e cria Comitê de Crise

Medidas são para conscientizar a população da gravidade da situação

23/10/2019 - 15:03:53 Prefeitura de Coxim realiza força-tarefa para sanar prejuízos da chuva e realiza limpeza na cidade

A força das águas invadiu casas e comércios em 15 bairros e destruiu 53 vias públicas pavimentadas e não-pavimentadas.

21/10/2019 - 16:04:33 Prefeitura de Coxim decreta emergência por causa de tempestade de grande intensidade

Em todas as regiões da cidade foram registradas enxurradas e alagamentos de grande intensidade e volume. Diversas residências foram afetadas em vários bairros.

02/10/2019 - 13:01:56 Aluizio recebe atletas de Coxim que vão representar MS no tênis de mesa

Prefeitura de Coxim apoiou viagem da comitiva aos Jogos da Juventude em Nova Andradina

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais