Audiência pública no dia 28 vai definir novos rumos da UEMS Coxim

18/10/2019 - 15:03:50

O novo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Laércio Alves de Carvalho, esteve em Coxim na quinta-feira (17 de outubro) para reunião com autoridades e comunidade acadêmica interna. A reunião ocorreu nas dependências da unidade de Coxim.

 

 

Esta foi a segunda vez no período de um mês que o reitor e sua comitiva vêm à terra do Pé-de-Cedro. No dia 3 de outubro, o novo reitor - empossado em 26 de setembro - esteve se apresentando no gabinete da Prefeitura às autoridades locais.

 

Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira o prefeito de Coxim, Aluizio São José, o presidente da Câmara de Vereadores, Vladimir Ferreira; a presidente da OAB seccional Coxim, advogada Valéria Ferreira de Araújo Oliveira; o representante do Cointa, Nilo Peçanha; os vereadores Abílio Vanelli e Adelson Janúncio; o gerente municipal de Meio Ambiente, José Francisco De Paula Filho, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável; o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba; Elson Matias Vital, representando a secretária municipal de Educação; o gerente da UEMS Coxim, professor João Braz; o corpo docente da unidade Coxim, além de representantes dos acadêmicos.

 

O reitor Laercio adiantou que não haverá fechamento da unidade, apesar da dificuldade em se manter alunos nos cursos: "O objetivo é reunir o conselho consultivo com atores da sociedade local para que possamos pensar no fortalecimento da UEMS Coxim e ouvir a comunidade interna e externa, no sentido de ampliar nossas ofertas e repensar nossas ofertas já existentes para que possamos fortalecer ainda mais a área ambiental e outras possíveis cursos que possam contribuir com o desenvolvimento da região".

 

O prefeito Aluizio São José, agradeceu a oportunidade de o município integrar essa discussão: "É importante o debate, uma vez que os atuais cursos já se consolidaram há duas décadas e há pleitos por novas possibilidades, além da manutenção do curso de Ciências Biológicas, devido a proximidade do Pantanal.  Espero que isso possa representar o diálogo para construirmos juntos esse sonho tendo o município como ente apoiador dessa demanda".

 

O vereador Vladimir Ferreira disse da importância da UEMS enquanto instituição que contribui com o desenvolvimento regional, ressaltando que foi a primeira universidade pública a se estabelecer em Coxim: "Quantos profissionais foram formados aqui ao longo de 25 anos. É de fundamental importância o estabelecimento das instituições de ensino públicas em Coxim. Um terço da população de Coxim está matriculada, seja nas instituições superiores, nas de ensino médio, fundamental e infantil e isso precisa ter continuidade. Por isso teremos a oportunidade de ouvir a proposta da nova reitoria e a comunidade em uma audiência pública no dia 28 de outubro na Câmara Municipal".

Fonte: Fabio Pellegrini - jornalista DRT-MS 116/06


13/12/2019 - 15:03:58 Coxim celebra formatura de quase 400 crianças pré-alfabetizadas

Formatura do nível V da Educação Infantil encantou os pais, avós, professores e autoridades que prestigiaram momento especial na vida deles.

05/12/2019 - 14:02:37 Prefeitura e Fundesporte proporcionam dia inesquecível para crianças pantaneiras

Localizada a 120 quilômetros da cidade, a escola da fazenda Lambari atende cerca de 70 crianças

29/11/2019 - 13:01:24 Formatura da Biblioteca do Sesi de Coxim é marcada por emoção

Mais de 100 crianças e um ancião se formaram por meio de projetos que envolvem tecnologia

11/11/2019 - 15:03:58 Estudantes da área rural de Coxim realizam Feira de Ciências

Escola Municipal Antônio Torquato da Silva, Polo no distrito do Jauru, realizou na quinta-feira

08/11/2019 - 15:03:08 Prefeitura e 5ºBPM celebram formatura de mais de 10 mil crianças no Proerd

Prefeito de Coxim e secretária de Educação participaram as solenidades durante esta semana

04/11/2019 - 14:02:28 Comemorações de 10 anos do Proerd começam nesta terça-feira em Coxim

O Proerd no município é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Coxim, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Câmara Municipal de Coxim.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais