Autoridades de Coxim fazem apelo à população quanto ao lockdown

31/07/2020 - 08:48

Em explanação ao vivo no fim da tarde de quarta-feira (29 de julho) pelo Facebook, o gerente de Vigilância Sanitária de Coxim, Saimon Cândido, o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, clamaram à população de Coxim para que respeite o isolamento social determinado durante o lockdown de 55 horas aos fins de semana.

 

Eles explicaram que quando essa decisão foi tomada, foi com base em números, quando havia um crescimento exponencial dos casos, e a equipe de Tele-Enfermeiros não estava conseguindo realizar o controle em tempo de se formar a bolha de proteção entre as pessoas contatadas com os casos confirmados.

 

"Se não tivéssemos tomado aquela decisão, hoje teríamos aproximadamente 300 casos confirmados", disse Saimon. Ele disse ainda que a Vigilância Sanitária tem realizado plantões de 24 horas com duplas de servidores, com apoio da Polícia Militar, em uma série de ações fiscalizatórias em comércios, em ranchos, residências, locais públicos, área rural, que estão sendo atendidas.

 

"As pessoas sempre cobram muito de nós parâmetros da ciência em nossas tomadas de decisões. E quando o poder público recebe recomendações dos cientistas, estas são as únicas medidas efetivas de diminuição do contágio: restrição de mobilidade, reforço do isolamento social, higiene frequente e uso de máscara", explica Saimon.

 

"Cientificamente se o nosso isolamento social melhora, não vamos derrubar a curva de caos de dia pra noite, mas vamos diminuir a velocidade de disseminação do vírus", esclareceu.

 

"Por isso, como cidadão coxinense, peço a você, que até hostiliza o serviço de Saúde, queria lhe pedir encarecidamente pra nos ajudar. Recebemos muitas críticas, mas gostaria que você orasse e agradecesse por nós, profissionais de saúde. Some forças com nossa equipe!", clamou Saimon. Assista a um trecho do vídeo aqui.

 

"Segundo especialistas, o pico da doença em MS vem aí entre os dias 10 e 20 de agosto. Esse pico mudou muitas vezes, mas nunca paramos. Vocês precisam vir juntos conosco. Eu não gostaria de ir em mais nenhum sepultamento de mortos pela Covid", finalizou Saimon.

 

Aluizio e Franciel ressaltaram também que os hospitais da Capital já estão lotados e a ocupação dos cinco leitos de UTI do Hospital Regional de Coxim já chegaram a 60% na quarta-feira.

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


04/09/2020 - 10:08 Com redução de média móvel de casos de covid, Coxim torna atividades mais permissivas

Mas permanecem em vigor as regras gerais de prevenção à doença

21/08/2020 - 16:17 Surto de covid no presídio faz casos dispararem em Coxim

Estabelecimento Penal passou por desinfecção na manhã de sexta-feira

21/08/2020 - 10:50 Nova alta de casos de covid em Coxim exige atenção da população

Maioria dos casos ativos são internos do Estabelecimento Penal

14/08/2020 - 08:33 Regras para comércio, igrejas e barreiras sanitárias estão mantidas para o fim de semana

Coxim registrou mais um óbito para a covid

11/08/2020 - 17:00 Recuperados de Covid são mais do que casos ativos em Coxim nesta terça-feira

Lockdown e sensibilização da população foram fundamentais, diz prefeito

07/08/2020 - 17:31 Coxim tem a mesma quantidade de casos ativos e recuperados de Covid nesta sexta-feira

Tempo de recuperação, em média é de 15 dias, conforme protocolos do Ministério da Saúde

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais