Com apoio da Prefeitura, catadores de recicláveis se organizam em associação e iniciam coleta solidária

06/03/2020 - 07:07:00

Com apoio da Prefeitura de Coxim, por meio do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um grupo de catadores de material reciclável que atuava no antigo lixão de Coxim se organizou e formou a Associação de Agentes Ambientais do Taquari.

 

Os agentes passaram a desenvolver suas atividades na Unidade Municipal de Triagem de Recicláveis (UTR) e serão responsáveis pela coleta seletiva de material reciclável em Coxim.

 

O processo de consolidação da Associação teve orientação da Procuradoria Geral do Município, da Gerência de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social; Secretaria Municipal de Receita e Gestão e o Conselho Municipal de Meio Ambiente; do Fundo Municipal de Meio Ambiente e da Promotoria de Justiça de Coxim.

 

Esta semana os trabalhos foram iniciados pela Associação. O grupo conheceu a Unidade de Triagem de Resíduos instalada pela Prefeitura, e vai passar por uma série de capacitações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), segurança no trabalho, boas práticas, manejo e transporte do material recolhido.

 

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, é um importante passo dado rumo ao desenvolvimento sustentável do município: "Neste processo inicial os agentes estão recebendo uma ajuda financeira para se adaptarem à nova forma de trabalho. O material reciclável recolhido é vendido e os recursos são divididos pelos associados. Dessa forma, os ex-catadores não estão mais expostos a situação de insalubridade e periculosidade, e agora têm melhores condições para trabalharem de forma digna, possibilitando uma maior renda e melhor qualidade de vida".

 

"O antigo lixão está sendo transformado em aterro controlado. Diariamente é feito o registro de pessoas, cargas e veículos que entram e saem, por meio dos controladores. Em breve a Prefeitura de Coxim iniciará a campanha publicitária da coleta seletiva para conscientizar a população a identificar e separar os recicláveis do lixo comum", esclarece o prefeito Aluizio.

 

"A Associação está realizando nesta fase inicial a coleta seletiva solidária, passando inicialmente em empresas e repartições publicas previamente contatadas e contatando estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas para  a instalação de 60 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), onde a população poderá levar voluntariamente pequenas quantidades de material reciclável", explica o gerente de Meio Ambiente do Município, José Francisco De Paula Filho.

 

Posteriormente, haverá um cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura, no qual os recicláveis serão recolhidos porta-a-porta nas residências. As pessoas e empresários que tiverem grandes quantidades de material reciclável para ceder podem entrar em contato com a Associação de Agentes Ambientais do Taquari. por meio do fone 9 9824 5113.

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


06/03/2020 - 07:07:00 Com apoio da Prefeitura, catadores de recicláveis se organizam em associação e iniciam coleta solidária

Antigo lixão está sendo transformado em aterro controlado

23/05/2019 - 14:02:32 Prefeito e vereadores vistoriam instalação da Unidade de Triagem de Recicláveis

Catadores de material reciclável cadastrados pela Prefeitura irão desenvolver trabalho com mais dignidade

15/01/2019 - 12:12:01 Prefeitura de Coxim está providenciando o fechamento do lixão

Objetivo é uma cidade com melhor qualidade de vida, garantindo às gerações futuras seu direito a um ambiente protegido e preservado.

08/11/2018 - 08:08:32 Inscrições abertas para seminário sobre Recuperação de Áreas Degradadas em Coxim

Foco do evento, que acontece dia 30, é a sub bacia hidrográfica do rio Taquari.

22/10/2018 - 12:12:23 Entidades se reúnem para definir regulamentação de APPs na área urbana de Coxim

Objetivo é subsidiar propostas de encaminhamentos e soluções para a regularização e atualização da legislação municipal sobre essas áreas.

14/08/2018 - 14:02:08 Gestão de recicláveis descartados foi tema de reunião entre Prefeitura, catadores e UEMS

Ação integra estratégias do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da população e ao respeito ao meio ambiente.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais