Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

18/11/2019 - 07:07:04

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18 de novembro) em todo o país, inclusive em Coxim. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa. Na primeira etapa foram vacinados bebês e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Os sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

Os casos de sarampo no estado de São Paulo chegaram a 10.620 neste ano, de acordo com balanço da Secretaria da Saúde estadual. Cerca de 56,6% do total de casos se concentram na capital. Treze pessoas morreram em decorrência de complicações pela doença.

 

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, pede as pessoas desta faixa etária que dirijam-se às unidades de saúde com as cadernetas de vacinação para saber se já estão imunizadas ou não.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Fonte: Fabio Pellegrini, com informações da Agência Brasil


09/12/2019 - 09:09:07 População de Coxim recebe academia ao ar livre da Poli totalmente revitalizada

São 19 aparelhos novos para a prática de atividades físicas disponíveis gratuitamente 24 horas.

04/12/2019 - 08:08:26 Novembro Azul contabiliza mais de 2 mil atendimentos em Coxim

Homens devem continuar realizando consultas e exames de rotina

29/11/2019 - 15:03:36 Domingo tem pagode, testes rápidos e orientação em saúde na Poli

Bloco Folia & Prevenção vai celebrar o Dia Mundial de Combate a AIDS

29/11/2019 - 10:10:35 5ª Corrida da Saúde do Homem agita Coxim nesta sexta

Evento esportivo encerra o Novembro Azul em Coxim

27/11/2019 - 10:10:05 Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos

Todas as unidades de saúde básica de Coxim estarão realizando o atendimento a essas pessoas das 8h às 16h no sábado. Leve sua caderneta de vacinação.

21/11/2019 - 23:11:30 Atendimento nas unidades básicas de saúde acontece a partir das 13h nesta sexta

Todos os servidores das unidades estarão participando de palestra com foco na melhoria do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais