Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

18/11/2019 - 07:07:04

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18 de novembro) em todo o país, inclusive em Coxim. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa. Na primeira etapa foram vacinados bebês e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Os sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

Os casos de sarampo no estado de São Paulo chegaram a 10.620 neste ano, de acordo com balanço da Secretaria da Saúde estadual. Cerca de 56,6% do total de casos se concentram na capital. Treze pessoas morreram em decorrência de complicações pela doença.

 

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, pede as pessoas desta faixa etária que dirijam-se às unidades de saúde com as cadernetas de vacinação para saber se já estão imunizadas ou não.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Fonte: Fabio Pellegrini, com informações da Agência Brasil


01/07/2020 - 18:06:27 Mesmo durante pandemia, combate à dengue continua em Coxim

Focos continuam nas residências até na estiagem

22/06/2020 - 16:04:57 Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 30 de junho

Quase 2 mil pessoas, sendo 1.122 crianças, ainda não foram imunizadas

20/06/2020 - 16:04:36 Novo registro de Covid: idoso está internado no Hospital Regional de Coxim

Prefeitura reforça pedido às pessoas se prevenirem e evitarem aglomerações desnecessárias

18/06/2020 - 15:03:19 Sanitização de locais com grande fluxo de pessoas vira rotina em Coxim

Objetivo é diminuir risco de contágio do novo coronavírus

15/06/2020 - 14:02:14 SAMU recebe kits de uniformes da Prefeitura de Coxim

Entrega foi feita pelo secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira

10/06/2020 - 18:06:54 Coxim registra nono caso de Covid; paciente está em isolamento domiciliar

Prefeito e secretário prestaram esclarecimentos em live

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais