Coxim disponibiliza serviço de monitoramento a possíveis casos de coronavírus

21/03/2020 - 06:06:04

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando à população um serviço de atendimento por meio do telefone (67) 9 9936 5251 para orientação de possíveis casos de corona vírus no município.

O objetivo é garantir o menor risco de disseminação do coronavírus e  atendimento adequado para às pessoas suspeitas de contaminação, seguindo protocolos de Saúde Pública.

O serviço teve início no dia 13 de março e já realizou mais de 20 atendimentos.

Segundo o coordenador do serviço de Monitoramento COVID-19, enfermeiro Vandei Alves de Oliveira, todos os casos atendidos não foram classificados como suspeitos nem confirmados para coronavírus.

Como funciona?

A pessoa que estiver com sintomas do corona vírus - febre alta, coriza, tosse seca, dor de garganta, dores no corpo e dificuldade de respiração - deve acionar o serviço.

Se a pessoa não tiver condições, alguém próximo pode fazer o contato com a equipe para informá-la.

A equipe de monitoramento COVID-19 fará o atendimento e irá até a residência avaliar o paciente.

Caso haja suspeita de contaminação, mas a pessoa não apresente sintomas, a equipe recomendará o isolamento domiciliar do paciente.

Caso a pessoa esteja com sintomas graves, será encaminhada para isolamento na unidade de referência (Hospital Regional de Coxim).

Caso não haja suspeita de coronavírus, e seja apenas gripe ou resfriado, a equipe encaminhará o paciente para a Atenção Básica de Saúde. Todos os casos continuam sendo monitorados posteriormente ao atendimento.

"Não é necessário que as pessoas com sintomas leves se dirijam ao Hospital Regional de Coxim ou às unidades de saúde para não sobrecarregar o atendimento de rotina, explica o secretário municipal de Saúde Pública", Franciel Oliveira.

Mais informações e tira-dúvidas

O Ministério da Saúde também disponibilizou um número de telefone para informações e sanar dúvidas da população: 136 e o site https://coronavirus.saude.gov.br/ para orientar a população e manter os cidadãos informados.

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


02/06/2020 - 14:02:44 Vigilância Sanitária e PM fazem operação contra aglomerações no fim de semana

Houve ainda desinfecção de locais com grande circulação de pessoas

02/06/2020 - 06:06:50 Coxim registra o oitavo caso confirmado de Covid-19

Outros sete casos confirmados já estão recuperados

01/06/2020 - 15:03:19 Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada

Todas as unidades de saúde de Coxim

31/05/2020 - 11:11:49 Cidadão de 99 anos é o sétimo paciente recuperado da Covid-19 em Coxim

Coxim foi um dos primeiros municípios a adotar medidas preventivas em MS

25/05/2020 - 14:02:51 Notificações aumentam e combate à dengue não para em Coxim

Chuvas recentes podem aumentar focos mesmo com temperatura baixa

18/05/2020 - 10:10:57 Professores e pessoas de 55 a 59 anos devem ser vacinadas contra a gripe

Confira outros grupos prioritários

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais