Coxim registra o oitavo caso confirmado de Covid-19

02/06/2020 - 06:43

Um homem de 51 anos é o oitavo paciente de Covid-19 em Coxim. Outros sete casos confirmados já estão recuperados, mas seguem contabilizados como confirmados, atendendo normas de Vigilância Epidemiológica.

 

O oitavo paciente é um caminhoneiro que estava fora de Mato Grosso do Sul, havia passado por São Paulo, Paraná e Mato Grosso, até retornar a Coxim, aonde comunicou a equipe de tele-enfermeiros por apresentar febre, tosse, dificuldade de respirar e dores abdominais.

 

Ele foi internado no Hospital Regional de Coxim com sintomas no sábado (30 de maio), quando foi realizado exame de tomografia, que revelou comprometimento dos pulmões, e foi coletada amostra de material biológico para exame no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen). O laudo foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde Pública na tarde desta segunda-feira (1º de junho), confirmando Covid-19.

 

No início da noite de segunda-feira, o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, fizeram uma apresentação ao vivo na plataforma Facebook e YouTube (clique aqui para assistir) explanando sobre o caso, entre outros assuntos.

 

O prefeito Aluizio ressaltou que os casos de Covid tem aumentado progressivamente no Brasil e a doença está se alastrando também pelo interior de Mato Grosso do Sul e isso merece atenção.

 

Desde o registro do primeiro casos suspeito em Coxim o prefeito e o secretário decidiram fazer explanações ao vivo por plataformas digitais no sentido de informar com transparência a população e evitar a disseminação de fake news.

 

O secretário Franciel observou que os cuidados precisam ser mantidos por todos: "Não podemos ser insensíveis ao número de mortes no Brasil, que já ultrapassou 30 mil óbitos, quase a população de Coxim. Estamos entrando em um momento atípico. Nosso comércio está praticamente em atividade normal, mas é necessário evitar aglomerações desnecessárias".

 

Entre outros assuntos, o prefeito Aluizio também informou a população sobre:

 

- A criação de um protocolo de alta médica para Covid-19, com transporte oficial da Secretaria Municipal de Saúde Pública (que não é uma regra do SUS e não é realizado em outros municípios, mas em Coxim passa a ser protocolo);

 

- Avaliação de flexibilização de outras atividades comerciais que estão sendo pleiteadas por diversos setores;

 

- Transparência absoluta no site da Prefeitura de Coxim referente às receitas e despesas relativas à pandemia garantindo eficiência e os interesses da população à gestão publica;

 

- Entrega de kits de merenda escolas para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, que será comunicada pelas escolas e creches aos pais para evitar aglomerações.

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


01/07/2020 - 18:48 Mesmo durante pandemia, combate à dengue continua em Coxim

Focos continuam nas residências até na estiagem

22/06/2020 - 16:25 Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 30 de junho

Quase 2 mil pessoas, sendo 1.122 crianças, ainda não foram imunizadas

20/06/2020 - 16:54 Novo registro de Covid: idoso está internado no Hospital Regional de Coxim

Prefeitura reforça pedido às pessoas se prevenirem e evitarem aglomerações desnecessárias

18/06/2020 - 15:07 Sanitização de locais com grande fluxo de pessoas vira rotina em Coxim

Objetivo é diminuir risco de contágio do novo coronavírus

15/06/2020 - 14:22 SAMU recebe kits de uniformes da Prefeitura de Coxim

Entrega foi feita pelo secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais