Equipe do Hospital Regional orienta população sobre doenças renais

13/03/2020 - 05:05:53

Em comemoração ao Dia do Rim, a equipe do serviço de nefrologia do Hospital Regional de Coxim Álvaro Fontoura foi ao centro da cidade na quinta-feira (12 de março) para divulgar informações sobre prevenção a doenças renais.

 

Foi montada uma tenda na rua Filinto Muller, onde foram oferecidos testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial, além de prestadas orientações e informações preventivas quanto às doenças renais. Mais de 150 pessoas foram atendidas orientadas pela equipe especializada.

 

"Neste 12 de Março é comemorado em mais de 100 países o Dia do Rim", explica o médico nefrologista João Leone: "As doenças renais atingem cerca de 10% da população brasileira, por isso a Sociedade Internacional de Nefrologia há quase dez anos celebra esta data para difundir informações e orientar a população, pois as doenças renais são silenciosas", explica Leone. 

 

A enfermeira Thayla Tomaz explica que as pessoas que têm familiares com algumas dessas enfermidades devem procurar a rede de saúde para solicitar consultas e pedir exames referentes: "A Doença Renal Crônica (DRC) e a Injúria Renal Aguda (IRA) podem ser prevenidas e tratadas. Como forma de prevenção, a checagem rotineira por meio de consultas e exames médicos, em especial pacientes diabéticos, hipertensos e maiores de 40 anos".

 

Além disso, são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo. Em crianças, a DRC e a IRA também implicam em uma morbidade e mortalidade significativas.

 

A cidadã coxinense Benedita dos Santos, de 78 anos, passou pela ação e saiu satisfeita: "Diabetes tá zero, pressão tá boa, tá tudo joia. As atividades (físicas) previnem doença.  Eu pratico todos os dias na minha chácara, limpo o terreno, faço caminhada, tenho alimentação balanceada, aí a gente vive bem de saúde".

 

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


01/04/2020 - 17:05:56 Serviço de tele-enfermeiros especializado em Covid-19 já realizou mais de 400 atendimentos em Coxim

Objetivo é garantir o menor risco de disseminação do coronavírus e atendimento adequado para às pessoas suspeitas de contaminação, seguindo protocolos de Saúde Pública.

30/03/2020 - 11:11:03 Barreiras sanitárias orientam população e visitantes nas entradas de Coxim

Apesar do transtorno, objetivo é preservar vidas

27/03/2020 - 16:04:21 Idosos acamados estão sendo priorizados na vacinação contra a gripe

Equipe da Saúde Pública está contatando os 3.427 idosos de Coxim

22/03/2020 - 18:06:35 Comunicado aos idosos referente à Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Aguardem contato da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim.

21/03/2020 - 06:06:04 Coxim disponibiliza serviço de monitoramento a possíveis casos de coronavírus

Serviço já realizou mais de 20 atendimentos.

13/03/2020 - 05:05:53 Equipe do Hospital Regional orienta população sobre doenças renais

Ontem foi o Dia do Rim, celebrado pela Sociedade Internacional de Nefrologia

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais