Faixas elevadas para pedestres contribuem com trânsito mais seguro

19/06/2018 - 09:09:21
Alisson dos Santos

A Prefeitura de Coxim, por meio de sua Gerência Municipal de Trânsito, está realizando mudanças para proporcionar mais segurança a pedestres, condutores de veículos automotores e ciclistas.

 

A mais recente novidade são as faixas de pedestres elevadas, instaladas em três pontos da Avenida Virgínia Ferreira, por meio de seu projeto de revitalização, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Os locais são estratégicos para o trânsito e merecem a atenção de todos.

 

As faixas elevadas são resultado de estudos técnicos para controlar a velocidade dos veículos e garantir a segurança de pedestres e surgiram a partir da Resolução nº 495/2014, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As faixas não elevadas também devem ser respeitadas da mesma forma.

 

É importante que condutores e pedestres conheçam as regras das faixas, sejam elevadas ou não. Pedestres e ciclistas devem sempre utilizá-las para atravessarem as vias públicas. O ciclista deve desmontar da bicicleta. O pedestre deve sinalizar a intenção de atravessar a via pública com o braço e os veículos devem parar para que os pedestres sigam com segurança.

 

\"A maior vantagem dessas faixas é que além de obrigar a redução de velocidade, também auxiliam na travessia dos pedestres mais idosos ou com alguma deficiência, oferecendo uma passagem no mesmo nível da calçada. Portanto, lembre-se: condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistar uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, pare o veículo para que ele atravesse\", explica o gerente municipal de Trânsito, Anacleto Sobrinho.



10/12/2019 - 11:11:05 Gemutran comunica mudança de sentido na rua Salgado Filho em frente à Escola Enom

O trecho recebeu a sinalização vertical (placas indicativas) orientando os condutores.

26/11/2019 - 08:08:26 Gemutran emite cartão de estacionamento preferencial para idosos e deficientes

A obrigatoriedade da credencial é estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito.

08/11/2019 - 13:01:00 Avenida João Feliciano Bezerra será interditada neste sábado

Interdição se faz necessária para a segurança da população devido a realização de troca de cabeamento da empresa Energisa.

25/10/2019 - 12:12:01 Acesso da Avenida Virgínia Ferreira com a BR-163 será interditado na tarde de sábado

A Gemutran orienta aos condutores que o acesso à BR-163 seja feito pela Avenida Gaspar Ries Coelho

24/10/2019 - 14:02:22 Gemutran comunica interdição de ruas sexta-feira para reparos da Energisa

Trecho compreende parte da Vila Bela e do bairro Senhor Divino

18/10/2019 - 07:07:09 Avenida Virginia Ferreira será interditada parcialmente no sábado das 12h às 17h

Trecho compreende o supermercado Nantes até a sede da Energisa em Coxim

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais