Formatura da Biblioteca do Sesi de Coxim é marcada por emoção

29/11/2019 - 13:01:24

Na noite de quinta-feira (28 de novembro), aconteceu na Câmara Municipal a formatura de mais de 110 crianças que participaram ao longo do ano dos Projetos de Iniciação Tecnológica – Robótica – Lego WE DO , Incentivo à Leitura e Informática Básica, desenvolvidos pela Bibioteca do SESI em Coxim.

 

Os projetos são realizados na Biblioteca do SESI, por meio de uma parceria entre SESI – Lego Education e a Prefeitura Municipal de Coxim, atendendo cerca de 110 crianças com as idades 7 a 12 anos de idade.

 

Porém dentre as crianças que celebravam a conclusão do curso, chamou a atenção a presença de um senhor de 64 anos, Luiz Ferreira da Silva, que terminou o curso de Informática Básica junto às crianças.

 

Para ele, o curso de possibilitou a sua “liberdade”, pois graças aos aprendizados tecnológicos, fez novas descobertas, pôde compartilhar experiências de vida com as crianças e até mesmo melhorando o seu dia-a-dia: "Hoje não preciso mais que alguém me acompanhe em caixas eletrônicos", frisou Ferreira, cheio de orgulho, posando com seu certificado para a foto.

 

Já para Lindauria Liberato, representante dos pais de alunos, "a importância da continuidade e o apoio ao projeto em nossa cidade, como forma de acessibilidade  às nossas crianças, com momentos de ludicidade e conhecimento, oportunizam ganhos intelectual e social”.

 

Para o representantes dos alunos, o jovem Daryel Cesar Rodrigues , de 11 anos de idade “A robótica me proporcionou muito coisa. Melhorei minhas notas na escola, ampliei meus conhecimentos, aprendi coisas novas e o melhor de tudo: ganhei novos amigos.”

 

Além de pais e familiares dos alunos, o vice-prefeito Edvaldo Bezerra esteve na cerimônia presente representando o prefeito Aluizio São José e o vereador Abílio Vaneli, representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Vladimir Ferreira.

 

Tecnologia a favor do conhecimento

 

A utilização do Lego com a robótica processa-se através do programa GENIUS Robótica. Um programa extracurricular de robótica com atividades pratica que ampliam o conhecimento cientifico e tecnológico, estimulam a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades múltiplas nos estudantes, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

 

Durante as aulas, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano de forma que seja proposta soluções inovadora através da tecnologia, estimulada à criatividade, aplicando tudo que foi aprendido em robótica ao longo da vida escolar e cotidiana.

 

Para a Coordenadora da biblioteca do SESI, professora Agripina Maria, esse é um momento único para as crianças, pois une aprendizados com ludicidade: "Reforçando a nossa maior objetivo que é proporcionar  ao nossos usuários a oportunidade de acesso a informação e apropriação de conhecimento".

 

Para o vice-prefeito Edvaldo Bezerra, “O SESI é um sucesso desde 2014, uma parceria com o município, que só trouxe avanços na área educacional, nossa biblioteca todos os anos dispõe de projetos importantes, não só de leitura, mas também da informação, integração e aprendizado na área da informática, robótica, pesquisa e tudo isso com a participação efetiva dos pais, junto com a nossa coordenadora Agripina e demais educadores. O destaque é o 'jovem' de 64 anos, o senhor Luiz Ferreira da Silva, grande exemplo de que nunca é tarde para se adquirir conhecimento”.

 

A Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento oferece internet gratuita, livros, DVDs e espaço para pesquisa. A unidade está localizada na Rua Salgado Filho, centro, ao lado do SEBRAE.

 

Fotos gentilmente cedidas por Edson Brandão.

Fonte: Fabio Pellegrini, com informações de Agripina Maria e Integração MS.


05/12/2019 - 14:02:37 Prefeitura e Fundesporte proporcionam dia inesquecível para crianças pantaneiras

Localizada a 120 quilômetros da cidade, a escola da fazenda Lambari atende cerca de 70 crianças

29/11/2019 - 13:01:24 Formatura da Biblioteca do Sesi de Coxim é marcada por emoção

Mais de 100 crianças e um ancião se formaram por meio de projetos que envolvem tecnologia

11/11/2019 - 15:03:58 Estudantes da área rural de Coxim realizam Feira de Ciências

Escola Municipal Antônio Torquato da Silva, Polo no distrito do Jauru, realizou na quinta-feira

08/11/2019 - 15:03:08 Prefeitura e 5ºBPM celebram formatura de mais de 10 mil crianças no Proerd

Prefeito de Coxim e secretária de Educação participaram as solenidades durante esta semana

04/11/2019 - 14:02:28 Comemorações de 10 anos do Proerd começam nesta terça-feira em Coxim

O Proerd no município é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Coxim, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Câmara Municipal de Coxim.

30/10/2019 - 13:01:12 Reestruturação da UEMS de Coxim será definida por conselho e comunidade

Audiência realizada pela Câmara e Prefeitura teve grande participação da sociedade

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais