Gemutran emite cartão de estacionamento preferencial para idosos e deficientes

26/11/2019 - 08:08:26

A Gerência Municipal de Trânsito de Coxim (Gemutran) informa que vem realizando a emissão de cartão de estacionamento preferencial para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, condutores ou não. O serviço é gratuito.

 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, à rua Otacílio Severo dos Santos, 90, próximo à Escola Estadual Semíramis Carlota Benevides da Rocha, no Jardim Bela Vista.

 

Deficientes físicos e idosos possuem vagas destinadas aos mesmos no trânsito, porém para utilizarem essa vaga precisam possuir a carteirinha de estacionamento emitida pelo órgão de trânsito, explica a atual responsável pela Gemutran, Katiusce Talita Branco.

 

Vagas exclusivas para pessoas idosas estão previstas no Estatuto do Idoso e a fiscalização do uso desses espaços é orientada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A obrigatoriedade da credencial é estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito.

 

"A credencial é pessoal e intransferível. Ela deverá estar no painel do veículo quando estacionada nas vagas preferenciais, visível para o agente de fiscalização de trânsito. Em caso de irregularidades, como por exemplo, se for constatada que a vaga não foi utilizada pelo credenciado o documento poderá ser suspenso ou até mesmo cassado. Caso o veículo seja estacionado nessas vagas e o condutor não deixou o cartão em local visível, é caracterizada infração.", explica ela.

 

O prazo de validade da credencial para as pessoas com deficiência permanente e para idosos é de dois anos e é válida em todo o território nacional. No caso das pessoas com mobilidade reduzida temporária o prazo de validade é definido pela SMT, condicionado ao período determinado pelo laudo/atestado médico.

 

O artigo 181, inciso XX do CTB prevê penalidade gravíssima, com sete pontos na CNH e pagamento de R$ 293,47.  E o veículo pode ainda ser removido pelo agente da autoridade de trânsito.

 

Os idosos interessados no Cartão de Estacionamento para Vaga Especial devem levar cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - se condutor - e comprovante recente de endereço em Coxim.

 

A Pessoa com Deficiência ou Pessoa com Mobilidade Reduzida (gestantes, obesos, etc) - além dos documentos anteriores, deve levar também atestado médico, emitido por médico inscrito no CRM, com especificações do CID e finalidade ou CNH que já conste no seu verso a restrição da deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


26/11/2019 - 08:08:26 Gemutran emite cartão de estacionamento preferencial para idosos e deficientes

A obrigatoriedade da credencial é estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito.

08/11/2019 - 13:01:00 Avenida João Feliciano Bezerra será interditada neste sábado

Interdição se faz necessária para a segurança da população devido a realização de troca de cabeamento da empresa Energisa.

25/10/2019 - 12:12:01 Acesso da Avenida Virgínia Ferreira com a BR-163 será interditado na tarde de sábado

A Gemutran orienta aos condutores que o acesso à BR-163 seja feito pela Avenida Gaspar Ries Coelho

24/10/2019 - 14:02:22 Gemutran comunica interdição de ruas sexta-feira para reparos da Energisa

Trecho compreende parte da Vila Bela e do bairro Senhor Divino

18/10/2019 - 07:07:09 Avenida Virginia Ferreira será interditada parcialmente no sábado das 12h às 17h

Trecho compreende o supermercado Nantes até a sede da Energisa em Coxim

09/10/2019 - 09:09:04 Avenida João Feliciano Bezerra será interditada nesta sexta-feira

Interdição é para a segurança da população devido a realização de troca de cabeamento da empresa Energisa

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais