Piscicultores de Coxim ampliam seus negócios com apoio da Prefeitura

22/11/2019 - 09:09:09

Coxim (MS) - Na manhã desta quinta-feira (21 de novembro), o secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Carlos Oliveira de Rezende,  e o gerente municipal de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, estiveram no assentamento Santo Antônio visitando piscicultores que necessitam ampliar seus negócios. Coxim já possui três unidades de abate licenciadas pelo Serviço de Inspeção Municipal: Psicultura Alto Taquari, Frigorífico Ponte de Pedra e Psicultura Morena, abatendo no total duas toneladas de pescado por semana.

 

Nésio Valdir Ehrharbt, proprietário do empreendimento Piscicultura Morena, inaugurado este ano com capacidade de abate de 600 quilos por semana, solicitou apoio à Prefeitura para aumentar a capacidade de produção. O senhor Cicero, proprietário do Frigorífico Ponte de Pedra, que inaugurou em agosto deste ano, também pretende expandir sua capacidade de produção.

 

Ambos os empreendimentos são certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e receberam acompanhamento na formalização dos respectivos negócios desde o início, com acompanhamento técnico, orientação quanto ao cumprimento das normas de Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador , entre outros.  

 

Cada um será contemplado com dois tanques adicionais que serão escavados pelo maquinário da Prefeitura. As obras de ampliação de novos tanques, segundo o secretário Carlos Oliveira, devem iniciar a partir do dia 10 de dezembro. O objetivo é aumentar capacidade de produção que promove um giro econômico ao município.

 

Os piscicultores que já possuem produção e querem aumentar o número de tanques podem procurar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos para realizar o cadastro. Nessa primeira fase serão atendidos produtores do assentamento Santo Antônio, que já possuem documentação necessária. Na sequência, a equipe da Prefeitura fará a programação de atendimento dos outros solicitantes.

 

Saimon Cândido, coordenador da Vigilância Sanitária de Coxim, explica que desde a implantação efetiva do SIM, houve enfrentamento por parte de muitos produtores, mas com o suporte técnico dos órgãos de cooperação, como o Sebrae, o Senar, Agraer, entre outros, aos poucos os produtores perceberam que o objetivo é oferecer segurança ao consumidor aumentar o mercado deles.

 

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, que determinou a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Coxim (SIM) em 2017 como uma das metas do Plano de Governo da atual administração municipal, Coxim está se tornando referência na formalização de negócios familiares.

 

"Por meio da implementação do SIM conseguimos formalizar os negócios referente às normas da vigilância e alcançar a certificação. Nossos técnicos desmistificaram as normas, prestando um atendimento mais próximo e humanizado para que os produtos da agroindústria e agricultura familiar possam ser vendidos na cidade. Já são 20 estabelecimentos credenciados e, como esses empreendedores, já querem aumentar sua produção. Dessa forma, cada vez mais Coxim poderá se tornar um polo de piscicultura sustentável, gerando emprego e lucro para as famílias locais. O selo do SIM é a garantia de produtos de qualidade na mesa do consumidor e estamos viabilizando a possibilidade do produtor de Coxim poder comercializar em outros municípios também", pontuou Aluizio.

Fotos: Eduardo Bampi

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


05/12/2019 - 15:03:23 Black Friday supera expectativas de empresas locais e grandes redes em Coxim

Houve contratações temporárias, aumento de estoque e investimentos em publicidade

22/11/2019 - 09:09:09 Piscicultores de Coxim ampliam seus negócios com apoio da Prefeitura

Coxim já tem três unidades de abate licenciadas pelo Serviço de Inspeção Municipal abatendo duas toneladas de pescado por semana.

15/11/2019 - 12:12:53 Coxim na Trilha tem shows gratuitos e muita emoção nesta sexta

Prefeitura de Coxim é apoiadora do evento que está trazendo mais de 150 turistas

24/10/2019 - 15:03:52 Startup Weekend vai inspirar empreendedores de Coxim e região neste fim de semana

"Fim de semana das empresas em fase de criação" vai ajudar pessoas a transformar ideias em negócios

27/09/2019 - 13:01:08 Sebrae realiza em Coxim palestra gratuita sobre como se tornar MEI

Conteúdo aborda as principais dúvidas sobre formalização como Microempreendedor Individual

25/02/2019 - 06:06:01 Autoridades prestigiam abertura de mais uma loja de grandes redes em Coxim

Casas Bahia fortalece Coxim como polo econômico da região Norte de MS

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais