Prefeito e secretário pedem calma, confiança e colaboração ao cidadão coxinense

05/05/2020 - 10:10:48

Durante explanação ao vivo pelo Facebook (live) referente à situação epidemiológica de Covid-19 em Coxim, na noite de segunda-feira (4 de maio), o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, pediram calma e colaboração da população.

As afirmações são referentes à confirmação do segundo caso de Covid-19 em Coxim. "O momento é de muita cautela mas não de desespero", ressaltou Franciel. "Quero pedir aos irmãos coxinenses que nos ajudem na conscientização daqueles que insistem em não colaborar com as medidas preventivas", disse ele.

"O paciente não tem culpa de ter pego a doença, não queremos ver discriminação aqui. A família precisa de apoio com os devidos cuidados. É uma situação que pode acontecer com todos. Lamentavelmente chegou a nossa vez. Não podemos divulgar o nome do paciente por questão ética", disse Franciel.

"Vínhamos há vários dias sem casos suspeitos e isso gerou uma falsa sensação de segurança. Deve haver casos assintomáticos no município. Nossas equipes de fiscalização estão sobrecarregadas. Fizemos orientações em filas, comércio, estabelecimentos em geral. Precisamos da consciência de todos. Não precisa ser fiscal da Prefeitura para ajudar a organizar filas em frente a bancos, bancos e lotéricas", disse Franciel.

 

Confiança e conscientização

O prefeito Aluizio São José pediu que a população confie no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde Pública, das autoridades sanitárias e nas decisões tomadas que resultaram em decretos com medidas preventivas ao novo vírus:

"Ficamos mais de 40 dias sem caso de contaminação local. Agora temos uma segunda missão: vocês precisam confiar nas autoridades sanitárias, na Secretaria Estadual de Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde Pública, no Comitê Gestor de Crise Covid-19, formado por membros de vários segmentos da sociedade", disse Aluizio.

"Precisamos do seu apoio, do seu cuidado. Sem a contribuição social não temos como controlar isso. Cada um tem uma importância fundamental. Nossas equipes irão intensificar as ações de fiscalização. O uso de mascaras é ainda mais importante. Não podemos prever casos assintomáticos, que poderiam estar transmitindo o vírus. Sei que essas medidas incomodam e mexem com a rotina das pessoas, mas todos têm um interesse comum: que essa doença não chegue a Coxim ou que chegue lentamente, de forma que o avanço da pandemia não seja tão rápido de forma que a capacidade de atendimento do hospital seja maior que o contágio", afirmou.

"Pedimos que sigam as recomendações básicas de prevenção ao contágio: só saia de casa se necessário, usem máscara de proteção da boca e nariz, evitar ambientes fechados, aglomerações e contato físico, mantenham higienização frequente das mãos e do corpo, protejam os idosos e crianças. Nossas equipes já estão monitorando o caso", finalizou o prefeito.

 

Serviços disponíveis

Em geral, os casos de Covid-19 são caracterizados por: febre, dor de garganta, tosse seca, coriza e dificuldade em respirar. Em Coxim, caso haja alguém com este quadro clínico, entre em contato com o Serviço Especializado de Monitoramento de Coronavírus Covid-19 (tele-enfermeiros): 99936 5251.

O telefone para denúncias de não cumprimento de regras aos decretos é  telefone para denúncias é 99962 3170.

A Prefeitura disponibilizou uma página no site com todos os decretos municipais referentes à pandemia: http://www.coxim.ms.gov.br/servico/decretos-pandemia/17

Há também uma página com informações de prevenção e o boletim epidemiológico diário do Município: http://coxim.ms.gov.br/coximcontraocoronavirus

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


05/05/2020 - 10:10:48 Prefeito e secretário pedem calma, confiança e colaboração ao cidadão coxinense

Motivo é o segundo caso registrado de Covid em Coxim

28/04/2020 - 14:02:24 Uso de máscaras passa a ser obrigatório para servidores e clientes do comércio em Coxim

Profissionais liberais e autônomos também deverão utilizar equipamentos de proteção individual

24/04/2020 - 06:06:41 Barreiras sanitárias de Coxim recebem reforço de militares do 47º Batalhão de Infantaria

A partir de segunda-feira, fiscalização será reforçada

13/04/2020 - 09:09:51 Ato simbólico de comemoração de 122 anos de Coxim é transmitido online

Esta foi a primeira vez em oito anos que a Prefeitura de Coxim e entidades parceiras não realizam o tradicional desfile cívico-militar do aniversário de Coxim.

06/04/2020 - 14:02:19 Prefeitura estabelece regras para a sociedade coxinense durante a pandemia

Medidas visam preservar vidas e mitigar prejuízos econômicos

26/03/2020 - 09:09:54 Aluizio esclarece sobre casos suspeitos e barreiras sanitárias em Coxim

Até esta quarta-feira não foram registrados novos casos suspeitos

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais