Prefeitura promove ações de combate a hipertensão e sedentarismo no sábado

16/05/2019 - 07:07:08
Eduardo Bampi

Neste sábado, 18 de maio, a partir das 16 horas, a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na praça Poliesportiva do bairro Flávio Garcia o evento \"Eu Sou 12 por 8\". O objetivo é despertar a população sobre os riscos da hipertensão arterial e do sedentarismo.

 

Haverá orientações em saúde e em nutrição, aferição de pressão arterial, testes rápidos, atividades físicas, dinâmicas de grupo, brincadeiras para as crianças entre outras atividades. \"Quando a pressão arterial está em 12 por 8, tudo funciona bem, explica a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)\", Jacquelaine Lima.


\"A campanha Eu sou 12 por 8 foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com mais saúde. A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou essa ideia e convida você e sua família a fazer o mesmo\", explica o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, que gravou vídeo para convidar a população. Assista o vídeo na fanpage da Prefeitura e no canal do Youtube.

 

A hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

 

Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.

 

10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta

 

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

Pratique atividades físicas todos os dias.

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.

Abandone o cigarro.

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Ame e seja amado.



20/12/2019 - 14:02:26 Agentes de endemias fazem panfletagem alertando sobre proliferação de mosquitos

Além de as chuvas impulsionarem a disseminação do Aedes aegypti, a falta de cuidado com água parada é um dos motivos pelos quais a doença se alastra

09/12/2019 - 09:09:07 População de Coxim recebe academia ao ar livre da Poli totalmente revitalizada

São 19 aparelhos novos para a prática de atividades físicas disponíveis gratuitamente 24 horas.

04/12/2019 - 08:08:26 Novembro Azul contabiliza mais de 2 mil atendimentos em Coxim

Homens devem continuar realizando consultas e exames de rotina

29/11/2019 - 15:03:36 Domingo tem pagode, testes rápidos e orientação em saúde na Poli

Bloco Folia & Prevenção vai celebrar o Dia Mundial de Combate a AIDS

29/11/2019 - 10:10:35 5ª Corrida da Saúde do Homem agita Coxim nesta sexta

Evento esportivo encerra o Novembro Azul em Coxim

27/11/2019 - 10:10:05 Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos

Todas as unidades de saúde básica de Coxim estarão realizando o atendimento a essas pessoas das 8h às 16h no sábado. Leve sua caderneta de vacinação.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais