Recuperados de Covid são mais do que casos ativos em Coxim nesta terça-feira

11/08/2020 - 17:00

De 237 casos confirmados de covid registrados desde o dia 12 de abril, Coxim contabilizou nesta terça-feira (11 de agosto) 84 casos ativos, sendo nenhum internado - ou seja, todos estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves ou assintomáticos. Além disso, 149 pessoas já se recuperaram da doença.

 

Os dados estão no Boletim Epidemiológico de Coxim nº 140 divulgado diariamente pelo município no site da Prefeitura de Coxim e no Facebook.

 

Além dos casos ativos e dos casos recuperados citados acima, quatro pessoas morreram em decorrência da doença no município.

 

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, essa diminuição do contágio é consequência de um conjunto de fatores, mas em especial, o lockdown de 55 horas aos fins de semana, quando os casos estavam disparando em todo o MS, e a sensibilização da população.

 

Sensibilização da população

 

 "Fomos um dos primeiros municípios de MS a adotarem medidas restritivas e preventivas, como as barreiras sanitárias, tivemos êxito em preparar as UTIs em parceria com o Governo do Estado e doações de comerciantes, nossas equipes técnicas trabalhando incansavelmente, parcerias com o 47º Batalhão de Infantaria, o 5º BPM e voluntários da sociedade civil".

 

O pico do contágio em Coxim - registrado até então - foi entre os dias 17 e 28 de julho, segundo monitoramento realizado pelas gerências de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Pública. Como o ciclo da doença é de cerca de 15 dias, neste início de agosto os resultados estão sendo observados como positivos.

 

"Ainda em julho, foi necessário tomar medidas mais restritivas como o fechamento do comércio aos fins de semana, o que certamente contribuiu para a redução da velocidade do contágio. A população se sensibilizou e entendeu a importância dessas medidas. Agora seguimos monitorando a situação com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de contágio para que possamos conciliar as atividades comerciais com muita atenção", resume o prefeito Aluizio.

 

Monitoramento diário

 

Os pacientes em isolamento são atendidos de forma remota por meio das respectivas unidades de Atenção Básica à Saúde da Família e devem permanecer em quarentena domiciliar até instrução.

 

O tempo de recuperação, em média é de 15 dias, quarentena obrigatória, determinada por protocolo do Ministério da Saúde, para evitar o contágio a demais pessoas.

 

Dos cinco leitos de UTI do Hospital Regional de Coxim, apenas um está ocupado com um paciente de Ji-Paraná, Rondônia. E dos 33 leitos do isolamento, dois estão com pacientes que aguardam resultado de exame e um paciente confirmado de Ibiporã, Paraná.

 

Há ainda 49 pessoas em isolamento domiciliar com suspeita de covid aguardando resultados dos exames. As taxas de isolamento do município foram de 40% no sábado e de 43% no domingo.

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


04/09/2020 - 10:08 Com redução de média móvel de casos de covid, Coxim torna atividades mais permissivas

Mas permanecem em vigor as regras gerais de prevenção à doença

21/08/2020 - 16:17 Surto de covid no presídio faz casos dispararem em Coxim

Estabelecimento Penal passou por desinfecção na manhã de sexta-feira

21/08/2020 - 10:50 Nova alta de casos de covid em Coxim exige atenção da população

Maioria dos casos ativos são internos do Estabelecimento Penal

14/08/2020 - 08:33 Regras para comércio, igrejas e barreiras sanitárias estão mantidas para o fim de semana

Coxim registrou mais um óbito para a covid

11/08/2020 - 17:00 Recuperados de Covid são mais do que casos ativos em Coxim nesta terça-feira

Lockdown e sensibilização da população foram fundamentais, diz prefeito

07/08/2020 - 17:31 Coxim tem a mesma quantidade de casos ativos e recuperados de Covid nesta sexta-feira

Tempo de recuperação, em média é de 15 dias, conforme protocolos do Ministério da Saúde

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais