Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos

27/11/2019 - 10:10:05

No próximo sábado (30 de novembro), todas as unidades básicas de saúde de Coxim estarão abertas das 8h às 16h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar adultos de 20 a 29 de idade.

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim, Patricia Ferreira Gomes, explica que os dados mais recentes da pasta da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, são também o maior vetor em potencial da doença.

 

"Nesta idade, os jovens não costumam ir aos postos de saúde, pois geralmente não ficam doentes. Então estamos em contato com universidades e igrejas para avisar estes jovens da importância da vacinação", explica o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.

 

Sarampo pode matar 

 

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

 

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Para saber mais, acesse http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

Foto: Marcelo Camargo/EBC

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


25/05/2020 - 14:02:51 Notificações aumentam e combate à dengue não para em Coxim

Chuvas recentes podem aumentar focos mesmo com temperatura baixa

18/05/2020 - 10:10:57 Professores e pessoas de 55 a 59 anos devem ser vacinadas contra a gripe

Confira outros grupos prioritários

18/05/2020 - 07:07:32 Casa de Passagem passa por desinfecção após registro de Covid em usuário

Medida preventiva garante isolamento de pessoas que tiveram contato com caso confirmado

18/05/2020 - 06:06:09 Coxim registra o sétimo caso de Covid no município

Idoso em situação de rua está internado

14/05/2020 - 18:06:13 Bebês de seis meses a crianças menores de 6 anos já podem ser vacinadas contra a gripe

Unidades de saúde de Coxim já receberam as doses

12/05/2020 - 16:04:24 Operação intensifica fiscalização de medidas preventivas à Covid

Objetivo é conscientizar quanto à grande capacidade de transmissão do vírus

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais