Saiba como utilizar as máscaras faciais de proteção à Covid-19

28/04/2020 - 14:02:26

De acordo com o Ministério da Saúde, pesquisas científicas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de covid-19.

 

A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização frequente das mãos.

 

A recomendação mais importante é ficar em casa. Se caso seja realmente necessário sair, antes de sair de casa, lave bem as mãos e vista a máscara de proteção.

 

O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares e amigos.

 

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. O manuseio dela deve ser feito pelos elásticos ou tiras de amarração. Só toque a parte frontal após lavar as mãos ou higienizar com álcool gel.

 

Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca, para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

 

Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Troque a máscara a cada duas horas ou sempre que apresentar sujeira ou umidade.

 

Dicas para máscaras de tecido

 

A Prefeitura de Coxim pediu ao Professor Doutor Cremildo Baptista, da UFMS campus Coxim, membro do Comitê Municipal de Gestão de Crise Covid-19,  dicas sobre utilização de máscaras de pano e o manuseio adequado. Confira no vídeo: 

 

 

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


02/06/2020 - 14:02:44 Vigilância Sanitária e PM fazem operação contra aglomerações no fim de semana

Houve ainda desinfecção de locais com grande circulação de pessoas

02/06/2020 - 06:06:50 Coxim registra o oitavo caso confirmado de Covid-19

Outros sete casos confirmados já estão recuperados

01/06/2020 - 15:03:19 Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada

Todas as unidades de saúde de Coxim

31/05/2020 - 11:11:49 Cidadão de 99 anos é o sétimo paciente recuperado da Covid-19 em Coxim

Coxim foi um dos primeiros municípios a adotar medidas preventivas em MS

25/05/2020 - 14:02:51 Notificações aumentam e combate à dengue não para em Coxim

Chuvas recentes podem aumentar focos mesmo com temperatura baixa

18/05/2020 - 10:10:57 Professores e pessoas de 55 a 59 anos devem ser vacinadas contra a gripe

Confira outros grupos prioritários

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais