Solenidade de abertura do FETRAN acontece nesta terça na UEMS

14/05/2018 - 07:07:43
PRF

Tem início nesta terça-feira (15), a nona edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito - Fetran - etapa regional Norte, no anfiteatro da UEMS de Coxim, a partir das 19 horas. Coxim vai ser a primeira cidade a receber o Fetran este ano. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

 

O Fetran é um projeto de educação para o trânsito que utiliza as artes cênicas como ferramenta para despertar a conscientização sobre segurança no trânsito, envolvendo crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar.

 

Os espetáculos teatrais são preparados por alunos de escolas das redes pública e privada de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, sob direção dos professores do ensino fundamental, nas categorias infantil e infanto-juvenil, e do ensino médio na categoria juvenil. Serão escolhidas uma peça em cada categoria para concorrer na etapa estadual.

 

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.

 

No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

 

O Festival é realizado pela PRF, em parceria com o Detran-MS, a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) e Prefeituras. Nesta edição, 40 municípios sul-mato-grossenses estão inscritos, envolvendo diretamente aproximadamente 3 mil pessoas.


Fábio Sodré, inspetor e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal em MS, fala da participação de Coxim nesta edição:

\"Coxim está de parabéns por participar pelo 5º ano do nosso festival. Vários alunos que começaram como atores, hoje, já escrevem espetáculos, são diretores de peças e isso mostra a evolução do projeto no município, que além de trazer a concentração para o trânsito, fomenta também a cultura e fortalece os princípios de cidadania e urbanidade, que é o que nós precisamos para o nosso trânsito.

 

\"Gostaríamos de convidar toda a comunidade coxinense para estar amanhã conosco, a partir das 19 horas, no anfiteatro da UEMS. Aguardamos todos vocês! A entrada é franca e, com certeza, vocês vão ficar encantados com o talento dessa garotada que vai trazer para a gente uma mensagem importante de transformação de comportamento no trânsito\".



09/10/2019 - 09:09:04 Avenida João Feliciano Bezerra será interditada nesta sexta-feira

Interdição é para a segurança da população devido a realização de troca de cabeamento da empresa Energisa

27/07/2018 - 14:02:32 Vias urbanas recebem sinalização horizontal para garantir ordem e segurança no trânsito

São pinturas de meio-fio, de faixas de travessia de pedestres, esquinas, vagas de motos, vagas especiais e quebra-molas, entre outras adequações e ajustes que visam ordenar o trânsito, melhorar o fluxo, orientar usuários e diminuir acidentes.

19/06/2018 - 09:09:21 Faixas elevadas para pedestres contribuem com trânsito mais seguro

O pedestre deve sinalizar a intenção de atravessar a via pública com o braço e os veículos devem parar para que os pedestres sigam com segurança.

17/05/2018 - 15:03:02 Crianças do projeto Bombeiros do Amanhã participam das ações do Maio Amarelo

A ação aconteceu na Praça da Concha Acústica, sendo entregues panfletos referentes ao Maio Amarelo, que tem a intenção de chamar a atenção e mobilizar os condutores para um trânsito seguro e sem acidentes, com atitudes que visem a conscientizaç

14/05/2018 - 07:07:43 Solenidade de abertura do FETRAN acontece nesta terça na UEMS

Coxim é a primeira cidade a receber o Fetran este ano. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita, com início às 19 horas.

11/05/2018 - 11:11:43 Rua Mario Bacha passa a ser preferencial em dois cruzamentos

Gemutran realizou estudo que revela maior fluxo naquela via pública. Objetivo é proporcionar mais segurança a pedestres, condutores e ciclistas.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais