Uso de máscaras passa a ser obrigatório para servidores e clientes do comércio em Coxim

28/04/2020 - 14:02:24

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, assinou três novos decretos, que foram publicados na segunda-feira (27 de abril) no Diário Oficial, referentes às medidas preventivas à disseminação do novo coronavírus em Coxim.

 

O Decreto nº 215 trata da obrigatoriedade de uso de máscaras faciais de proteção à saúde por parte de servidores públicos municipais em todos os órgãos e entidades da administração municipal.

 

O Decreto nº 216, da obrigatoriedade de uso de máscaras faciais de proteção à saúde em todos os estabelecimentos comerciais e empresariais do município de Coxim, incluindo profissionais liberais e autônomos. Os comércios e outros estabelecimentos de atividades econômicas não deverão aceitar a presença de clientes e usuários sem máscara de proteção.

 

Já o Decreto nº 217 determina regras de fiscalização, pela administração municipal, na prevenção e combate à doença Covid-19, durante o período de pandemia mundial declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O uso de máscaras de proteção facial e luvas por funcionários e colaboradores de comércios já estava determinado pelo Decreto 195, que estabeleceu o regramento para o funcionamento do comércio em geral.

 

Confira os decretos relacionados à pandemia de Covid-19 na página http://www.coxim.ms.gov.br/servico/decretos-pandemia/17

 

Em transmissão ao vivo (live) realizada no domingo, o prefeito Aluizio e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, explanaram sobre as novas tomadas de decisões que resultaram nos novos decretos.

 

"A reponsabilidade é de todos, não só do poder público", ressaltou Franciel. "São medidas simples e temporárias. O Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras. Lembrando que, após duas horas de uso, devem ser lavadas. E manter as práticas de higienização das mãos frequentes".

 

"Haverá um prazo para a população se organizar, e outro para a fiscalização agir. Então só poderão entrar em comércios pessoas usando máscaras de proteção", esclareceu Aluizio. "Apesar de haver uma sensação de tranquilidade, não podemos nos acomodar pelo fato de até então não haver casos de Covid-19 em Coxim", finalizou o prefeito.

 

 

Fotos: Eduardo Bampi

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT-MS 116-06


05/05/2020 - 10:10:48 Prefeito e secretário pedem calma, confiança e colaboração ao cidadão coxinense

Motivo é o segundo caso registrado de Covid em Coxim

28/04/2020 - 14:02:24 Uso de máscaras passa a ser obrigatório para servidores e clientes do comércio em Coxim

Profissionais liberais e autônomos também deverão utilizar equipamentos de proteção individual

24/04/2020 - 06:06:41 Barreiras sanitárias de Coxim recebem reforço de militares do 47º Batalhão de Infantaria

A partir de segunda-feira, fiscalização será reforçada

13/04/2020 - 09:09:51 Ato simbólico de comemoração de 122 anos de Coxim é transmitido online

Esta foi a primeira vez em oito anos que a Prefeitura de Coxim e entidades parceiras não realizam o tradicional desfile cívico-militar do aniversário de Coxim.

06/04/2020 - 14:02:19 Prefeitura estabelece regras para a sociedade coxinense durante a pandemia

Medidas visam preservar vidas e mitigar prejuízos econômicos

26/03/2020 - 09:09:54 Aluizio esclarece sobre casos suspeitos e barreiras sanitárias em Coxim

Até esta quarta-feira não foram registrados novos casos suspeitos

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais