Na semana em que comemoramos os 124 anos de Coxim, mais uma grande descoberta que poderá revolucionar o artesanato e quem sabe a indústria cerâmica. Conforme a ceramista e artesã Andrea Lacet, uma das professoras que ministrou a Oficina de Modelagem, esmaltação e queima de Cerâmica em alta temperatura, a argila de Coxim é uma das melhores que existe, sendo uma grande descoberta para o Brasil.
Ainda de acordo com ceramista, além da cor especial ela aguenta altas temperaturas: “nós fizemos a queima de uma argila que era usada aqui, de Rio Verde e a 1.200 graus de temperatura ela não resistiu, as meninas tinham algumas peças com argila de Coxim e nós descobrimos que além dela ter uma cor bem peculiar, que não tem em outro lugar do Brasil, ela também aguenta essa temperatura de 1.200 graus com eficiência e com esmalte vidrado. Então foi uma grande descoberta cerâmica, não só para Coxim, mas para o Brasil inteiro”.
Parte do conteúdo do curso é a queima em alta temperatura e quando há a queima da argila em 1.200 graus dependendo da temperatura final e do tipo de forno utilizado, pode-se obter uma grande gama de cores e texturas sem o auxílio dos revestimentos cerâmicos.
O prefeito Edilson Magro recebeu com muito ótimo essa notícia, segundo o chefe do executivo é preciso aproveitar a descoberta e unir forças para quem sabe transformar Coxim em um polo cerâmico, que possa gerar renda e emprego.
A oficina de modelagem, esmaltação e queima de cerâmica em alta temperatura iniciou na segunda-feira (4) e terminou nesta sexta-feira com entrega de Carteira Nacional do Artesão, com validade em todo o país. Sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Coxim através da Funrondon e com a parceria da Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado.
As Inscrições vão até o dia 05 de Julho e podem ser feitas via On-line ou presencialmente na sede da FUNRONDON, cito a Rua Antônio de Albuquerque Nº 100 – Centro, na Paróquia São José e também na UFMS com o Professor Ivanildo. É obrigatório o preenchimento do termo de Autorização de Uso de Imagem, faça o download aqui
Foi assinado na manhã desta terça-feira (14) o convênio para a construção da estátua que homenageará um nos principais nomes da música Coxinense, Zacarias Mourão.
Segundo o Sr. Afonso Tonial, o evento superou as expectativas da organização, e para ele foi o maior Encontro de Laço Comprido realizado em Coxim.
A visitação do público ou grupos de até 10 pessoas por vês não necessita agendamento.
Haverá ainda sorteio de brindes para as mães que estiverem presentes no evento e apresentação musical.
As obras da “Artista do Cerrado” Kim Matos estão disponíveis para visitação nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 para visitação e apreciação em Coxim. Além das obras a artista fará uma apresentação teatral na praça Zacarias Mourão.