Artistas e produtores culturais de Coxim prestigiam arte de Kobra

13/12/2020 - 09:21

Durante a pintura do mural na Praça Zacarias Mourão, ao longo da semana, o renomado artista brasileiro Kobra recebeu a visita de diversos artistas locais e até de outras cidades, como Campo Grande.

 

Zé Guedes, proprietário do espaço cultural Confraria do Piau, foi com o filho admirar a arte. Assim como Paulo Carvalho, produtor cultural e ex-diretor da Funrondon. Os artistas Waldir Godoy e Braz Bispo foram fieis e todo dia, na ida ao trabalho e no retorno, e no horário de almoço, davam uma passada na praça: "É um aprendizado. A gente vem não só para conhecer o artista, mas para aprender as técnicas. É um trabalho muito refinado", disse Waldir. Para Braz, "A experiência que tive ao estar bem próximo do grande artista que é Eduardo Kobra, foi além da arte acadêmica quanto da arte popular. A pessoa que é este grande artista por trás da própria arte. Uma palavra define Eduardo Kobra: humildade".

 

O diretor de teatro e dança Marcelo Mariano gravou um vídeo na praça e postou em sua rede social: “Isso é um marco para Coxim, porque Coxim merece. Temos muitos bons artistas aqui mas colocar Coxim na rota cultural de Mato Grosso do Sul com um trabalho desse é único. Parabéns à Prefeitura Municipal de Coxim”.

 

A filha de Zacarias, Ligia Mourão, enviou vídeos ao artista agradecendo a homenagem: “Você não sabe a alegria que nos proporcionou retratando o papai que um dia menino plantou a poesia e o amor em Coxim”.

 

O primo de Zacarias, Elio Mourão, também artista visual, deu parabéns a Kobra: “Muito linda tua obra. É muito fiel a imagem, ficou igualzinha a da foto”.

 

“Show ao vivo”

 

Durante o processo da intervenção artística, diversas famílias foram até o local acompanhar diariamente o trabalho da equipe de artistas: “Vocês estão tendo o privilégio de assistir a um show de arte ao vivo, em sua própria cidade, e de graça. Nada melhor que um artista mundial para divulgar a nossa música sertaneja”, disse Vinicius Oliveira, que viajou 132 quilômetros desde Alcinópolis para apreciar a arte e conhecer Kobra pessoalmente.

 

Tauã Vitor veio da fazenda aonde mora a 50 quilômetros apreciar os trabalhos e disse que Coxim passa a ser valorizada e reconhecida por um público apreciador de arte de rua. Ele se emocionou ao receber de presente de seu ídolo uma lata de spray autografada por Kobra: “Não acredito! Vou guardar e proteger, ninguém vai encostar!”, disse ele, emocionado.

 

O casal de artistas coxinenses Adriano Baffo de Onça e Adriana Garcia também fez questão de apreciar presencialmente o processo e conhecer o muralista Kobra: “Vim dar felicitações e desejar que ele se sinta em casa. Precisamos de artistas como ele. Temos os nossos mas precisamos que os artistas de fora venham para realizarmos essa troca de experiências importantíssima para o crescimento e desenvolvimento de todos”, disse Baffo.

 

O desenhista Gildo Antonio Rodrigues, de Coxim, fez uma caricatura de Kobra mas não conseguiu entregar em mãos pois havia ido em Rio Verde a trabalho. Ao saber da notícia, Kobra entrou em contato com o desenhista coxinense para agradecer e pedir para enviar por correio o presente: "O Kobra entrou em contato comigo. Estou muito feliz, vou aproveitar e fazer mais uma arte para ele", disse Gildo.

 

Kobra elogiou o público de Coxim: "As pessoas foram muito receptivas, os artistas locais me deram muitos presentes feitos por eles e que representam a cultura local. Estou levando tudo para meu studio para apreciar com calma. Muito obrigado a todos!"

 

Fotos: Fabio Pellegrini

Fonte: Fabio Pellegrini DRT/MS 116-06


14/04/2021 - 08:21 Lei Aldir Blanc: estão abertas as inscrições para artistas com cachê de até R$ 16 mil

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) divulgou a portaria n. º 20/2021, que autoriza os 809 artistas premiados nos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc (Lei Federal n. º 14.017/2020), inciso III, a receberem cachê de R$ 16.860,00 em t

03/04/2021 - 23:17 Dona Biga recebe moção proposta pelo Forart e Funrondon

Dona Biga ou vó Biga como é conhecida por todos em Coxim a Sra. Benigna Corrêa de mais de 70 anos, que faz deliciosos doces e licores, tudo preparado com muito amor e carinho. Suas delicias leva o nome de nossa cidade as mais diversas regiões do Brasi

15/03/2021 - 11:18 HOMENAGEM A ZACARIAS MOURÃO

A Prefeitura Municipal de Coxim por meio da Fundação Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer – FUNRONDON, vem por meio desta nota, parabenizar o poeta Zacarias Mourão.

15/03/2021 - 11:14 20º Forarte de Coxim planeja a cultura e enaltece o poeta Zacarias Mourão.

Aconteceu neste domingo (14), a 20ª edição do Forarte - Fórum de Arte e Cultura de Coxim e, neste ano devido a pandemia, os produtores culturais e apoiadores realizaram o Fórum on-line que foi transmitido pela rede social Facebook.

05/03/2021 - 09:09 Prefeitura firma parceria com o projeto Luzes do Pantanal

O projeto Luzes do Pantanal é uma iniciativa privada e voluntária de comerciantes e empresários de Coxim. No ano passado enfeitou o canteiro da principal avenida de Coxim a Virgínia Ferreira.

23/02/2021 - 10:28 Assinada parceria que vai levar cultura e cidadania para a zona rural de Coxim

Foi assinado na tarde desta segunda-feira (22), o termo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Coxim e a empresa CSN - Companhia Siderúrgica Nacional para a implantação do Projeto Garoto Cidadão. Inicialmente o projeto acontecerá na Fazenda Lamb

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais