Assistência Social realiza atendimento e orienta pessoas em situação de rua

01/11/2020 - 09:14

Na manhã de quinta-feira (29 de outubro) e na tarde de sexta-feira (30 de outubro), equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), em conjunto com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), realizou mais abordagens sociais a pessoas em situação de rua na área central de Coxim. Foram abordados cerca de 20 homens e mulheres que se recusaram a ir para a Casa de Passagem e para casas de familiares.

 

A rotina do CREAS é realizar esse trabalho quase que diariamente, registrando essas pessoas, checando as origens, buscando o vínculo de familiares, verificando se são residentes ou não em Coxim, e tentar, da melhor forma possível, conduzi-las seja ao tratamento de saúde, às respectivas famílias, à Casa de Passagem, que os abriga temporariamente, e em seguida às cidades de origem, garantindo a integridade das mesmas e a ordem social. Todo o trabalho é feito em conformidade com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Essas ações são rotineiramente realizadas nos arredores de praças, da Feira do Produtor, de lojas de conveniência e bares, da rodoviária, entre outros pontos de Coxim. Mais uma vez houve resistência pela maioria dos abordados, alegando que são conhecedores de seus direitos.

 

Resistência versus Sensibilidade

 

"Na maioria das abordagens, as pessoas em situação de rua são resistentes às orientações e encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade de vida. Algumas sofrem de alcoolismo, fazem uso de drogas ilícitas, o que acaba que fiquem em situação degradante e insalubre", explica a coordenadora do CREAS, Ana Márcia Galvão Farias.

 

Ele ressalta que essas pessoas são atendidas pelos assistentes sociais, psicólogos e profissionais de Serviço Social do quadro da Secretaria, e que em parceria com outras instituições, o poder público oferece assistência à saúde aos mesmos, como o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS).

 

Os que são oriundos de outras cidades, a Secretaria custeia a passagem de ônibus e encaminha para a origem. Os que residem em Coxim, os assistentes sociais contatam as famílias para fortalecer o vínculo.

 

"A atenção familiar é fundamental. Seguimos com nosso trabalho, a dedicação de nossos servidores em resolver essa grave questão que envolve toda a sociedade. É preciso lidar de forma sensível com essas pessoas e para isso é necessária a compreensão da população", resumiu Ana Márcia.

 

 

 

Fonte: Fabio Pellegrini / DRT-MS 116-06


01/12/2020 - 13:10 Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Coxim arrecada mais de R$ 35 mil

Montante foi arrecadado por meio da campanha Declare O Seu Carinho

01/11/2020 - 09:14 Assistência Social realiza atendimento e orienta pessoas em situação de rua

Trabalho de convencimento é diário mas há resistência

21/10/2020 - 11:07 Unidades da Assistência Social de Coxim retomam atendimento presencial

Utilização de máscaras é obrigatória nas unidades

26/05/2020 - 15:57 Operação encaminha pessoas em situação de rua a familiares

Todos foram orientados quanto ao risco de contágio da Covid-19, assim como seus direitos e deveres

02/04/2020 - 07:41 Famílias que necessitam de cestas básicas devem comunicar os CRAS por telefone

Não haverá atendimento presencial nas unidades para não gerar aglomerações

19/12/2019 - 12:44 Crianças e jovem do Programa Família Acolhedora de Coxim são presenteadas

Três crianças foram reintegradas aos seus lares de origem na manhã de quinta-feira.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais