Aulas remotas continuam pelo menos até setembro em Coxim

30/07/2020 - 15:29

O Decreto municipal nº 401/2020, publicado nesta quinta-feira (30 de julho) no Diário Oficial do Município, determina a suspensão de aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de Coxim até o dia 7 de setembro de 2020.

 

O documento especifica ainda que, caso haja condições para retorno das aulas presenciais antes da data estipulada, o Decreto poderá ser revogado.

 

As aulas presenciais estão suspensas em Coxim desde o dia 18 de março, por determinação do decreto nº 162. Desde então, Município regulamentou, por meio das Resoluções 02, 03 e 04 da Secretaria Municipal de Educação, o novo formato das aulas não presenciais e dos procedimentos referentes à Educação em época de pandemia.

 

Todos os 3.498 alunos da rede pública municipal de ensino estão tendo acesso aos conteúdos programáticos: os estudantes que têm acesso aos meios digitais recebem os conteúdos via whatsapp e são avaliados por esses meios.

 

Os que não têm acesso a dispositivos tecnológicos e internet, os pais retiram o material da atividade escolar nas unidades de ensino, assim como as orientações aos alunos, e entregam aos diretores no final de cada bimestre.

 

Merenda escolar

 

Todos os alunos também receberam, no primeiro bimestre escolar, os kits de merenda escolar, compostos por alimentos adquiridos para as escolas, além de alimentos adicionais, na maioria fornecidos pelo sistema de compras públicas, que privilegia a agricultura familiar do município, fomentando a economia local. Atualmente está sendo programada a entrega do segundo kit.

 

"Reinvenção"

 

A secretária municipal de Educação, Raquel Singh, conta sobre essa "reinvenção" do processo educacional: "Inicialmente, foram formados grupos de whatsapp, tanto de professores com diretores, assim como de alunos com seus professores, de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Inclusive a Educação Infantil, mas com grupos voltados aos pais, que desenvolvem com os filhos as atividades".

 

"Os professores realizam formações e capacitações on-line, com conteúdo atualizado, por meio de aplicativos. Estamos em fase de estudo para aquisição de uma plataforma para a realização e gravação de aulas on-line. É uma situação que ninguém esperava, que pegou o mundo de surpresa, mas temos uma capacidade forte de união e resiliência para superarmos da melhor forma possível esse período de nossa história", diz Raquel.

 

Envolvimento

 

Ela ressalta o envolvimento de toda a comunidade de pais e professores: "Através dos esforços de cada um dos integrantes da Educação está sendo possível a realização de trabalhos de qualidade. A Equipe da Semed está acompanhando e subsidiando todos os trabalhos dos grupos  com os coordenadores,  professores e diretores. Todos estão muito envolvidos no processo de aulas remotas. Os pais e alunos estão, também, de parabéns se dedicando e ensinando em casa".

 

A professora Riane Lucia Martins de Gois, membro da equipe pedagógica da Secretaria, conta desse novo processo: "Os registros de participação (antiga folha de presença) continuam sendo feitos. Ao final de cada bimestre continuam havendo as reuniões com os diretores de cada escola para as avaliações, os planejamentos dos próximos bimestres. São pouquíssimos os pais que não deram retorno e continuamos os convocando para reuniões remotas, para que entendam e fomentem e participem do novo processo de aprendizados de suas crianças".

 

Inclusive alunos com necessidades especiais continuam tendo acompanhamento, assim como os alunos da pré-alfabetização continuam recebendo cadernos de atividades nos 1º, 2º e 3º anos:  "Dentro do possível, nossos professores estão se dedicando para conseguirem que as crianças estudem em casa, inclusive as atividades de Educação Física", diz Riane.

 

Fotos: Eduardo Bampi

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


23/10/2020 - 07:41 Educação alimentar de escola municipal de Coxim é destaque nacional

Livro mostra iniciativas de 20 escolas públicas brasileiras

16/10/2020 - 17:26 Educação abre inscrições para candidatos a diretores de escolas e creches

Processo de inscrição dos candidatos ao cargo ocorre do dia 26/10 a 30/10/2020

09/09/2020 - 10:11 População da Região Norte pode sugerir quais cursos quer na UEMS Coxim

Pesquisa está disponível on-line

30/07/2020 - 15:29 Aulas remotas continuam pelo menos até setembro em Coxim

Decreto suspende aulas presenciais pelo menos até setembro em escolas públicas e particulares

01/06/2020 - 18:21 Rede Municipal de Ensino vai entregar kits da merenda escolar nesta semana

Pais serão comunicados para retirada organizada

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais