Black Friday: Procon de Coxim orienta consumidores

16/11/2021 - 23:25

Famosa por seus anúncios de descontos tentadores e suas promoções imperdíveis a Black Friday deste ano acontecerá dia 26, sexta-feira e existe uma grande expectativa de compras e vendas. No entanto, é preciso ter cuidado para que a Black Friday não se torne uma “Black Fraude”. Nesta semana o Procon de Coxim estará nas ruas intensificando as fiscalizações, bem como, auxiliando lojistas e consumidores.

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões

Mas antes de dar as dicas, já anota aí os contatos do Procon para caso precise de orientação ou de fazer alguma denúncia: e-mail: procon@coxim.ms.gov e celular com WhatsApp (67) 99603-2882.

 

Confira as dicas do Procon Coxim para a semana da Black Friday:

 

Produto com preço maquiado - O consumidor tem que ficar alerta a “maquiagem” de preços, pois, na semana da Black Friday algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor leva um produto, acreditando que está comprando com desconto, quando na realidade não passa de uma fraude porque não houve desconto e o consumidor pagou pelo preço real da mercadoria. 

Desconfie de oferta muita vantajosa - Dispense ofertas incompatíveis com a realidade brasileira. Caso uma oferta seja muito vantajosa, desconfie e faça checagens extras de segurança.

Atenção a qualidade dos produtos - O consumidor também deve ficar atento à qualidade do produto e à segurança. Cheque se o produto tem selo de segurança dos órgãos certificadores. 

Produtos em exposição - Produtos de mostruário não perdem a garantia legal. Eventuais defeitos aparentes, tais como, arranhões e amassados, devem ser informados ao consumidor e indicados na nota fiscal, esses defeitos não serão cobertos pela garantia porque o consumidor teve prévia ciência. Agora, caso se trate de um vício que comprometa o funcionamento adequado do aparelho, o dever de reparação permanece intacto, desde que dentro do prazo da garantia legal ou da contratual. 

Compras virtuais - Entre os problemas comuns relatados estão aquelas situações onde o consumidor finaliza uma compra online e algum tempo depois ela é cancelada. A dica é sempre guardar anúncios, e-mails com a confirmação da operação, recibos e contratos, além de imprimir, ou salvar, as telas com as ofertas, confirmações e transações financeiras realizadas.

Uma ocorrência bastante comum é o fornecedor anunciar um produto com preço específico e depois que ele foi incluído no ‘carrinho de compras’ do site seu valor mudar. Também há situações em que após concluir a compra o consumidor recebe mensagem informando que o pedido foi cancelado. Em todos esses casos, a recomendação é a mesma: contatar o Procon que, por sua vez, acionará o fornecedor.

Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo. Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Jamais fazer transações online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas.

 

Géssica Soares diretora do Procon, alerta que nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. “O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento”.

A diretora ressalta, ainda que, os consumidores devem ter cuidado com os links de promoções enviadas através de aplicativos e grupos de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, pedindo para o consumidor fazer um cadastro para ganhar descontos ou brindes. “Em hipótese alguma forneça seus dados nesses links, pois a maioria são falsos ou se tratam de golpes”. 

Agora que você já recebeu as dicas, boas compras e não se esqueça, na dúvida entre em contato com o Procon. E comerciante, o Procon é um órgão regulador, seu principal objetivo é que tanto consumidor quanto lojista realizem bons negócios, se precisar de orientação fale com o Procon.

Com informações Procon de Coxim

Fonte: Augusto Marques


16/11/2021 - 23:25 Black Friday: Procon de Coxim orienta consumidores

É preciso ter cuidado para que a Black Friday não se torne uma “Black Fraude”. Nesta semana o Procon de Coxim estará nas ruas intensificando as fiscalizações, bem como, auxiliando lojistas e consumidores.

04/11/2021 - 11:45 Procon orienta o comércio de Coxim

O Procon de Coxim está realizando visitando os comércios da cidade com o objetivo de orientar fornecedores sobre seus deveres e obrigações, com entrega gratuita ade exemplares do Código De Defesa Do Consumidor e cartilha educativa.

22/09/2021 - 17:02 O Procon de Coxim orienta os consumidores que caíram no golpe da carta contemplada

A diretora do Procon Coxim Géssica Soares orienta os consumidores que caíram no golpe a procurar o órgão, com cópia do contrato, documentos pessoais e comprovante de endereço para registrar sua reclamação. A boa notícia é que após a abertura do

17/09/2021 - 16:10 Procon vai ofertar atendimento itinerante a população em Coxim

O Procon de Coxim vai ofertar o atendimento itinerante a população de Coxim, o projeto inovador que tem como tema “ O Procon Coxim vai até você”, começa a partir do dia 8 de outubro e chegará aos lugares mais distantes da cidade com foco na info

16/09/2021 - 12:16 Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor - Condecon

Os membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira dia 16. Durante a reunião foi apresentado o Projeto “Procon Coxim vai até você”, explanado a necessidade de aquisição de materiai

16/09/2021 - 08:46 Procon notifica Energisa por constantes quedas e falta de energia em Coxim

O Procon de Coxim notificou na manhã desta quinta-feira (16), a empresa Energisa por constantes quedas, oscilações e falta de energia na região central da cidade.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais