Coleta seletiva de recicláveis vai elevar qualidade de vida dos coxinenses

06/07/2020 - 19:07

A Prefeitura de Coxim iniciou na segunda-feira (6 de julho) um novo serviço que vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população coxinense: a Coleta Seletiva porta-a-porta.

 

Nesta primeira etapa, estão sendo atendidos os bairros Flávio Garcia, São Judas Tadeu, Jardim Aeroporto (segunda-feira); Senhor Divino (terça-feira); Centro, Vila Santana, Vila Planalto, Jardim Novo Mato Grosso (quarta-feira); Morada Altos do São Pedro e Jardim Vista Alegre (quinta-feira); Jardim das Estrelas, BNH, Vila São Paulo e Jardim Bela Vista (sexta-feira).

 

O caminhão da coleta seletiva passa em todas as ruas desses bairros tocando a música Pé-de-Cedro, o hino de Coxim, para avisar os  moradores. Vale lembrar que a coleta de lixo convencional continua nos mesmos dias e horários.

 

"Esta é uma data memorável na história do desenvolvimento sustentável de Coxim, pois se inicia a coleta seletiva domiciliar de materiais recicláveis, que vai nos ajudar a diminuir a quantidade de resíduos sólidos no meio ambiente", explica o prefeito de Coxim, Aluizio São José.

 

"Havia uma expectativa grande pra o início da coleta seletiva domiciliar e é uma grande alegria para todos os envolvidos nesse processo que faz com  nosso município esteja integrado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, em consonância com o Ministério Público Estadual (MPMS)", resumiu o gerente municipal de Meio Ambiente, José Francisco De Paula Filho.

 

A partir de agora, a população deverá separar, nas residências e comércios, o material reciclável antes de dispensar o lixo. O material recolhido é encaminhado à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), onde os catadores associados fazem a separação e processamento para venda do material.

 

A Coleta Seletiva proporciona a destinação adequada ao material reciclável, gerando renda e promovendo qualidade de vida aos antigos catadores, que agora formam a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, formada com apoio da Prefeitura de Coxim e da Promotoria de Justiça de Coxim.

 

Os moradores de bairros que ainda não atendidos nessa primeira etapa podem seus recicláveis até um Local de Entrega Voluntária (LEV), que estão distribuídos estrategicamente por toda a cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados, escolas, conveniências e postos de combustíveis. Os agentes ambientais passam periodicamente nesses pontos recolhendo o material levado voluntariamente pela população.

 

A Associação dos Agentes Ambientais do Taquari pede que a população não misture vidros quebrados e restos de comida com os recicláveis.

 

Confira a programação da Coleta Seletiva:

 

SEGUNDA-FEIRA

A PARTIR DAS 7H

Bairros Flávio Garcia

São Judas Tadeu

Jardim Aeroporto

 

TERÇA-FEIRA

A PARTIR DAS 7H

Bairro Senhor Divino

 

QUARTA-FEIRA

A PARTIR DAS 7H

Centro

Vila Santana

Vila Planalto

Jardim Novo Mato Grosso

 

QUINTA-FEIRA

A PARTIR DAS 7H

Morada Altos do São Pedro

Jardim Vista Alegre

 

SEXTA-FEIRA

A PARTIR DAS 7H

Jardim das Estrelas

BNH

Vila São Paulo

Jardim Bela Vista

 

SEGUNDA A SEXTA

A PARTIR DAS 7H

Av. Virgínia Ferreira

Rua Antonio de Albuquerque

R. Filinto Muller

R. Delmira Bandeira

 

Quem ama Coxim, entra nessa campanha!

 

 

Fotos: Agentes Ambientais do Taquari

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


22/09/2020 - 09:10 Lixo misturado com recicláveis prejudica coleta seletiva em Coxim

Agentes pedem apoio da população

03/08/2020 - 11:47 Serviço de coleta seletiva domiciliar completa um mês nesta semana

Programação do serviço está disponível no site da Prefeitura

29/07/2020 - 15:44 Coxim encaminha mais dez toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem

Trabalho é feito há anos pela Saúde municipal

06/07/2020 - 19:07 Coleta seletiva de recicláveis vai elevar qualidade de vida dos coxinenses

Data é memorável para o desenvolvimento sustentável de Coxim

04/07/2020 - 17:15 Coleta seletiva domiciliar começa segunda-feira em Coxim

Coleta de lixo convencional continua nos mesmos dias e horários.

23/06/2020 - 11:44 Coleta seletiva domiciliar inicia dia 6 de julho em Coxim

Maioria dos bairros será contemplada na primeira etapa.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais