Coxim comemora 125 anos com shows, atividades esportivas e culturais

04/04/2023 - 19:16

O Município de Coxim comemora 125 anos na terça-feira, dia 11 de abril, com várias atrações e atividades para toda a população, que inclui shows, atividades esportivas, exposição de artesanatos, evento religioso, entrega de título cidadão coxinense, além do tradicional desfile.

Os eventos comemorativos começam dia 9 domingo, Djs residentes farão uma live que será transmitida nas redes sociais direto da praça Zacarias Mourão.

De 9 a 11 de abril acontece a exposição cerâmica em terra cozida do Pantanal “Da construção à mesa posta”, na praça Noêmia Serrou Camy (praça do Flutuante).

No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla coxinense que conquistou o Brasil e o mundo, João Bosco e Vinícius no CTN, com início previsto para as 21h, com entrada gratuita, também se apresentarão DJ Eder Marques e a cantora Lurdinha.

O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”. Escolas municipais contarão a história de Coxim desde os povos indígenas, passando pela terra dos diamantes, imigração, monções, Guerra do Paraguai, música, até os tempos atuais e a cidade que queremos para o futuro.

Ainda no dia 11 de abril, tem a Marcha para Jesus com saída às 16h do semáforo da avenida Virgínia Ferreira, chegando na região central com show com a banda Discoprise. Às 19h, na praça Zacarias Mourão, acontece uma das maiores honrarias que uma pessoa pode receber, o Título de Cidadão Coxinense, destinado aqueles que não são originários da terra e quem tem relevantes serviços prestados ao município.

No dia 12, quarta-feira, o violonista Evandro Dotto realiza o Projeto Música Erudita nas Escolas, com o intuito de proporcionar gratuitamente acesso ao repertório de salas de concertos em ambientes de educação onde a música erudita é pouco difundida.

O empreendedor coxinense tem espaço garantido nos 125 anos de Coxim, em parceria com o Sebrae e o Cidade Empreendedora, na quinta-feira, dia 13, a partir das 16h acontece o Dia da Oportunidade. O evento conta com palestras voltadas ao empreendedorismo, espaços de atendimento a MEIs, praça de alimentação e vendas de produtos da agricultura familiar.

Na sexta-feira, dia 14, a partir das 7h30, acontece a reabertura da extensão da Unidade Básica da Saúde Argemiro Barbosa no distrito de São Ramão. Às 19h, haverá a entrega dos uniformes para os alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã, na sede do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente.

No sábado, dia 15, a partir das 16h, Final da Copa Coxim AABB de Fut7, na Associação Atlética Banco do Brasil.

Tem ainda a “1ª Corrida de Rua da Capital do Norte” com largada a partir das 18h na praça Zacarias Mourão. As inscrições são gratuitas e serão percorridos 10 quilômetros, divididos em faixas etárias de 2 a 15 anos, 16 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 a 45 anos, 46 a 56 anos, 57 anos acima. Haverá ainda a “Corrida Kids” de 200 metros para crianças de 7 a 8 anos e 9 a 11 anos. Para toda a família tem ainda a caminhada de 5 quilômetros.

Depois da corrida a noite coxinense terá o ritmo sul-mato-grossense com o melhor da música Pantaneira, sob o Pé de Cedro na praça Zacarias Mourão, com apresentação musical do grupo Asa Delta Pantaneira e cantor Castelo.

Segunda-feira, dia 17, Inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Flávio Garcia, na rua Oscar Costa, n.º 315.

Domingo dia 16, a partir das 7h30 na AABB, tem o 3º Marathon de Montain Bike, realizado pela AMCC com o apoio da Prefeitura Municipal.

No dia 20, quinta-feira, véspera de feriado de Tiradentes, às 8h, haverá o lançamento do projeto “Nutri Coxim” no CRAS Senhor Divino. O projeto vai gerar trabalho e renda com a comercialização desses alimentos, além de cursos de capacitação, formação e treinamento para aos agricultores, proporcionando qualidade de vida da população rural.

A partir das 9h, Assinatura do Termo de Cooperação para cedência do Centro de Múltiplo Uso do Jardim Europa para Associação Coxinense da Melhor Idade.

Às 19h, acontece a final da Copa Coxim 2023 e entrega da reforma do Estádio André Borges. Este ano a Copa Coxim homenageia ao Sr. Antônio Flávio José de Carvalho, pelos relevantes trabalhos prestados no esporte coxinense.

 

Matéria editada dia 12/04/2023 às 12h09

*A programação está sujeita a alterações.

Fonte: Augusto Marques


23/05/2023 - 15:48 Prefeitura de Coxim convida agentes culturais para discutir a Lei Paulo Gustavo

As audiências públicas serão realizadas nos dias 29 e 30 de maio, às 17:30 horas, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

19/05/2023 - 12:02 Fundação de Cultura traz para Coxim, curso de modelagem em Argila de bichos do Pantanal

O instrutor do curso é Rodrigo Avalhaes Marçal, que ensinará as técnicas de modelagem, pintura e queima da argila, utilizando como inspiração a fauna pantaneira.

05/04/2023 - 17:36 Fundação de Cultura estará em Coxim realizando emissão ou renovação da Carteira do Artesão

O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.

04/04/2023 - 19:16 Coxim comemora 125 anos com shows, atividades esportivas e culturais

No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.

30/11/2022 - 09:01 Projeto garoto Cidadão é oficialmente inaugurado na Vila Mariana em Coxim

Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.

16/11/2022 - 09:58 Concurso Beleza Afro de Coxim acontece neste sábado

Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais