Coxim registra um caso gripe Influenza, vacina está disponível nas unidades de saúde

28/12/2021 - 14:25

O município de Coxim registrou um caso de gripe Influenza A, o caso de Coxim não foi contabilizado no Boletim do Governo do Estado, pois, o paciente não precisou de internação. A Secretaria Municipal de Saúde informa a todos que a vacina contra Influenza está disponível em todas as unidades de saúde.

No Estado, conforme o boletim epidemiológico, existem 44 casos confirmados de Influenza A do tipo H3N2 e um óbito pela doença foi registrado, Campo Grande registrou 41 casos nesse mês de dezembro.

A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar.

O secretário municipal de saúde Flávio Dias pede para aquelas pessoas que não tomaram a vacina contra a gripe, que procure uma unidade de saúde: “você que ainda não tomou a vacina, vá até um posto de saúde mais próximo de sua casa, leve sua documentação e a carteirinha de vacinação e previna-se. É importante estar imunizado, pois, os casos de gripe aumentaram nos últimos dias”. Disse o secretário.

Flávio diz ainda que não existe um surto de infecção, mas que devido à grande circulação e pessoas com as festas de fim de ano o vírus pode circular mais rápido, por isso a importância de se cuidar e manter a vacinação em dia: “precisamos ter cautela e manter basicamente os mesmos hábitos de prevenção a Covid-19, como, lavar as mãos, usar máscaras e evitar contato com a mucosa do nariz”. Concluiu Flávio Dias.

Confira os cuidados necessários para diminuir a circulação do vírus:

Higienizar as mãos com frequência;

● utilizar lenço descartável para higiene nasal;

● cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

● higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

● evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

● não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

● evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

● reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

● evitar visitas a hospitais;

● ventilar os ambientes.

Atenção aos sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. É fundamental ao apresentar esses sinais, principalmente pacientes com comorbidades, procurar atendimento no início dos sintomas favorecendo o tratamento oportuno (em até 48 horas).

 

Imagens Ilustrativas

Fonte: Augusto Marques


16/08/2022 - 18:51 Coxim receberá Unidade Móvel Odontológica

O município de Coxim foi contemplado com uma unidade móvel odontológica, os recursos para aquisição somam R$ 300 mil reais.

08/08/2022 - 13:53 Programa Saúde na Escola contribui com a formação de estudantes da rede municipal de ensino

O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos

04/08/2022 - 11:13 Prefeitura de Coxim abre vagas para contratar Médicos, Professores de Educação Física e Fonoaudiólogos

Visto a necessidade de contratação de novos profissionais, a Prefeitura de Coxim através da Secretaria Municipal de Saúde abre vagas para contratar profissionais para atuarem na saúde pública do município.

03/08/2022 - 07:55 Em julho SAMU de Coxim atendeu 178 ocorrências

Conforme dados divulgados pelos socorristas foram registrados 12 acidentes de trânsito, no mesmo período do ano passado foram registrados 8.

01/08/2022 - 14:54 Agosto Dourado: mês de conscientização do aleitamento materno

Neste mês de conscientização a Prefeitura de Coxim através da Secretaria Municipal de Saúde realizam encontros com gestantes

28/07/2022 - 22:15 Socorrista do SAMU de Coxim participa de curso de qualificação no Hospital Albert Einstein

O objetivo do curso é promover o raciocínio clínico de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para o atendimento de urgências e emergências no âmbito hospitalar e unidades de pronto atendimento, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais