A cidade de Coxim sediou nesta sexta-feira (26) a 2ª Conferência Regional da Agricultura Familiar de MS, um evento que reuniu produtores rurais, representantes de entidades e autoridades municipais para discutir os desafios e as oportunidades do setor.
O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria-executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
O objetivo da conferência é debater as demandas prioritárias para a agricultura familiar sul-mato-grossense, é um espaço para que a agricultura familiar sul-mato-grossense seja ouvida e possa participar efetivamente da elaboração do plano plurianual do Governo do Estado.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, participou da abertura da conferência e destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social do município. Ele afirmou que sempre priorizou o apoio aos pequenos produtores em seu governo, pois geram renda e melhoram as condições de vida de quem vive na área rural.
“Minha vida foi na roça, meu pai era um pequeno produtor rural no interior de São Paulo e eu cresci na roça e sei a importância e o que é a agricultura familiar. Graças a um trabalho que estamos desenvolvendo, hoje, a cidade de Coxim dá melhores oportunidades para quem produz no campo, a prefeitura, as secretarias, compram da agricultura familiar, nos procurem. Além disso, temos os nossos parceiros que também compram e ajudam, como o 47º Batalhão de Infantaria, IFMS, o nosso comércio”, disse o prefeito.
Magro também ressaltou os serviços e as parcerias que a prefeitura oferece aos agricultores familiares, como a Sala do Empreendedor, o Sebrae, o Atendimento da Receita Federal, a Gerência de Agricultura e o Gabinete Itinerante. Ele disse que todos esses órgãos podem auxiliar os produtores com suas documentações, orientações e demandas. “E todo esse auxílio gratuito, é a prefeitura trabalhando para vocês”, concluiu.
Participaram da conferência o Deputado Estadual, José Orcírio Miranda dos Santos (Zéca do PT); o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades tradicionais, Humberto de Melo Pereira; o Diretor da Agraer, Washington Willeman de Souza; a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Sonora, Tuany de Souza Rodrigues; e o vereadores por Coxim, William Meira e Abílio Vaneli. Além de representantes, vereadores, secretários e produtores rurais das cidades de Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Rio Verde de MT, Rio Negro, Coxim, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Camapuã.
O objetivo da conferência é debater as demandas prioritárias para a agricultura familiar sul-mato-grossense, é um espaço para que a agricultura familiar sul-mato-grossense seja ouvida e possa participar efetivamente da elaboração do plano plurianual do Governo do Estado.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.