Educação alimentar de escola municipal de Coxim é destaque nacional

23/10/2020 - 07:41

Uma ação que envolveu a comunidade escolar da Escola Municipal Maria Lucia Batista, em Coxim, foi contemplada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Trata-se de um livro que mostra iniciativas relacionadas à educação alimentar e nutricional de 20 escolas públicas brasileiras, das quais uma foi a de Coxim, realizada em maio de 2019.

 

A ação foi desenvolvida pela nutricionista Caroline Fernandes Costa Vaz, com apoio da diretora da escola, Carla Cristina Baptista Coelho, do estagiário do Vale Universidade estudante do IFMS João Victor Andrade dos Santos e envolveu merendeiras, alunos e fornecedores de alimentos da merenda escolar.

 

No projeto foram escolhidos alguns frutos do cerrado facilmente encontrados no município como o baru e o jenipapo, com alta capacidade nutritiva, que auxiliam no combate a doenças como a dengue, por exemplo. Esses frutos nativos foram fornecidos por pequenos produtores locais. A nutricionista e o estagiário repassaram o conhecimento quanto aos métodos de preparo e informações nutricionais às merendeiras e às professoras, que desenvolveram um trabalho pedagógico prático com as crianças.

 

“Ensinamos duas formas de preparação: uma com o jenipapo e uma com o baru: no suco e no bolo. Fizemos o bolo de churros com jenipapo, que, além das propriedades nutricionais, é um corante natural dando a magnífica coloração azul-marinho após o aquecimento; e a farinha de castanha de baru como cobertura, além de um suco de abacaxi com jenipapo. Em seguida, o lanche foi oferecido às crianças, não sendo observadas sobras nas formas, mas sim uma alta aceitabilidade. Para finalizar, pedimos às crianças que escrevessem cartas às merendeiras como forma de gratidão pelo trabalho carinhoso que têm feito na escola, depois as entregamos em uma caixinha com uma coroa”, explica a nutricionista Caroline.

 

A secretária municipal de Educação, Raquel Singh, parabenizou a equipe e destacou que a ação tem importante papel na promoção da saúde das crianças e as merendeiras tornam-se difusoras do conhecimento em suas comunidades. “Além disso, há de ressaltar que a maioria dos alimentos servidos na merenda escolar de Coxim são adquiridos por meio de compras públicas da agricultura familiar do próprio município, de forma a prestigiar os pequenos produtores locais e a economia do Município”, disse a secretária de Educação.

 

Publicação

 

O livro da 3ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional foi lançado no dia 16 passado, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. A divulgação da obra ocorreu durante evento on-line transmitido pelo canal do FNDE no Youtube.

 

Buscando incentivar o debate e a prática das políticas alimentares no ambiente escolar, e dar visibilidade às ações já desenvolvidas nas escolas públicas do país, o FNDE promove desde 2017, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

 

A publicação está disponível para download aqui.

 

 

 

Fonte: Fabio Pellegrini - DRT/MS 116-06


30/10/2020 - 09:12 Instituições de ensino público de Coxim têm vagas abertas para 2021

Direito na UFMS e Pedagogia na UEMS são as novidades

23/10/2020 - 07:41 Educação alimentar de escola municipal de Coxim é destaque nacional

Livro mostra iniciativas de 20 escolas públicas brasileiras

16/10/2020 - 17:26 Educação abre inscrições para candidatos a diretores de escolas e creches

Processo de inscrição dos candidatos ao cargo ocorre do dia 26/10 a 30/10/2020

09/09/2020 - 10:11 População da Região Norte pode sugerir quais cursos quer na UEMS Coxim

Pesquisa está disponível on-line

30/07/2020 - 15:29 Aulas remotas continuam pelo menos até setembro em Coxim

Decreto suspende aulas presenciais pelo menos até setembro em escolas públicas e particulares

01/06/2020 - 18:21 Rede Municipal de Ensino vai entregar kits da merenda escolar nesta semana

Pais serão comunicados para retirada organizada

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais