Escultor Ique esteve em Coxim para conhecer e acertar últimos detalhes de onde ficará a estátua de Zacarias Mourão

31/08/2022 - 17:59

Victor Henrique Woitschach, ou melhor, Ique, como gosta de ser chamado, esteve em Coxim na semana passada nos dias 24 e 25, visitando o Pé de Cedro. Ique é o artista e escultor que está fazendo a estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão e esteve na praça que leva o nome do homenageado, para acertar os últimos detalhes, quanto localização e harmonização em que a estátua será fixada.

A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis, no mesmo local.

De acordo com Ique, a estátua é a peça de mais alto nível técnico até então realizada, ele fez estátuas como a de Martinho da Vila, Pixinguinha e Manoel de Barros, dentre outros trabalhos.

“É um desafio muito grande, porque as informações fotográficas de registros históricos que não auxiliam muito o trabalho de detalhamento. E para mim é uma honra muito grande de receber esse convite do governador de fazer esse presente e agradeço o convite porque é um privilégio, não só por fazer um ícone tão importante da cultura brasileira, mas porque faz parte da minha história, eu sou de Campo Grande e quantas e quantas vezes na minha juventude, eu cantava Pé de Cedro para encantar as moças da minha época, fez parte da minha história”. Disse Ique em entrevista concedida a rádio Vale FM, na praça.

Além do dom do artista, para criar a estátua, foi preciso um trabalho longo e técnico, que inclui desde estudos e referências, passando pelo desenho, confecção de miniaturas, modelagem da peça em tamanho natural em platina, retoque de cera, fundição em bronze, montagem, soldagem, acabamento final e pátina, para então ser transportada e fixada em Coxim.

O prefeito Edilson Magro comemorou a visita do artista e agradeceu o presente que a cidade está recebendo: “fico feliz em receber o Ique aqui em Coxim, veio ver pessoalmente a praça para depois dar os retoques finais e instalar a estátua de Zacarias Mourão, agradeço em nome da população e de toda a classe cultural de Coxim o presente que o governador Reinaldo Azambuja está nos dando, é muito importante para a nossa história e para a nossa cidade”. Concluiu o prefeito.

A assinatura do convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de Coxim para construir a estátua, aconteceu em junho deste ano, nas presenças do governador Reinaldo Azambuja, do prefeito Edilson Magro, do então secretário de Estado de Cidadania e Cultura Eduardo Romero, vereadores e demais autoridades.

Estiveram juntos na visita de Ique, o Presidente da Funrondon (Fundação de Profª Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer) Darinei Nery, o diretor de planejamento urbano Américo Júnior, o arquiteto Renan Braga, os radialistas Aloísio Guirra (Verdinho) e Magalhães e, o empresário Adelino Alexandre Lopes.

Sobre Ique

Sul-mato-grossense, de Campo Grande, Ique cursou Educação Artística na UFMS -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em 1982, foi para o Rio de Janeiro e trabalhou com Os Trapalhões, como programador visual, em 1984, foi ser chargista do Jornal do Brasil, sendo um dos principais chargistas da imprensa brasileira, foi o único chargista brasileiro na história do jornalismo a receber dois Prêmios Esso de Jornalismo em 1990 e 1991.

Teve contrato por 15 anos com o sindicato Americano CWS (Cartoonist & Writers Sindycate), presidido pelo cartunista americano Jerry Robinson, criador do personagem Coringa (CD Comics), o inimigo do Batman.

Em sua trajetória, publicou suas charges nos jornais, O Dia e O Estado de São Paulo, nas revistas Veja, Exame, Carta Capital, Interview e Playboy.

Na TV Globo, foi redator do humorístico Zorra Total, criou cenários virtuais, animações do Plim Plim, ilustrações e desenhos animados em 3D de abertura de programas Caldeirão do Huck, Fantástico e seriados. E escreveu e desenhou as duas aberturas dos dois últimos especiais de Chico Anysio, criados e dirigidos por Maricio Sherman.

Para aprimorar a sua técnica em escultura e caricaturas, fez importantes cursos de Desenho de Anatomia para Arte, e Estudo de Anatomia para Esculturas em Los Angeles, Estados Unidos.

As suas peças de bronze em tamanho real podem ser vistas em vários locais do Brasil, como: a de Michael Jackson em Botafogo (RJ); a de marchand Coimbra, no museu do Maracanã (RJ); do ex-técnico da seleção brasileira, João Saldanha, em Itapema (RJ); a do Chacrinha, na cidade de Duas Barras (RJ); do compositor Martinho da Vila, na Ilha do Governador (RJ); do cantor Renato Russo, no Bar da Portuguesa em Ramos (RJ); a do poeta Manoel de Barros em Campo Grande (MS); dentre outras.

O artista planeja lançar dois livros, sendo um deles infantil, e uma exposição com todas as suas obras para comemorar seus 45 anos de carreira em 2022.

 

 

Fonte: Augusto Marques


31/08/2022 - 17:59 Escultor Ique esteve em Coxim para conhecer e acertar últimos detalhes de onde ficará a estátua de Zacarias Mourão

A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.

13/07/2022 - 10:29 Final do Festival Musical de Calouros 2022 da Festa do Divino terá show com Brenno Reis e Marco Viola

Neste ano o 1º colocado do Show de Calouros ganha o prêmio de R$ 1.000,00 reais, mais a gravação de uma música e vídeo clipe

04/07/2022 - 09:14 Edilson Magro recebe a Bandeira do Divino Espírito Santo

O Prefeito Edilson Magro e os servidores receberam na manhã desta segunda-feira (4) no paço municipal a Bandeira do Divino Espírito Santo acompanhada dos foliões um violeiro, um sanfoneiro, um taroleiro e alferes.

20/06/2022 - 16:50 FUNRONDON abre inscrições para o FESTIVAL DE CALOUROS 2022

As Inscrições vão até o dia 05 de Julho e podem ser feitas via On-line ou presencialmente na sede da FUNRONDON, cito a Rua Antônio de Albuquerque Nº 100 – Centro, na Paróquia São José e também na UFMS com o Professor Ivanildo. É obrigatório o preenchimento do termo de Autorização de Uso de Imagem, faça o download aqui

14/06/2022 - 10:31 Compositor Zacarias Mourão ganhará estátua em Coxim

Foi assinado na manhã desta terça-feira (14) o convênio para a construção da estátua que homenageará um nos principais nomes da música Coxinense, Zacarias Mourão.

31/05/2022 - 16:51 Patrão do CTG Sentinela do Pantanal Agradece o apoio ao 20° ENCONTRO DE LAÇO COMPRIDO

Segundo o Sr. Afonso Tonial, o evento superou as expectativas da organização, e para ele foi o maior Encontro de Laço Comprido realizado em Coxim.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais