Trabalhadores da JBS garantem segurança e emprego por mais 90 dias, após árduo trabalho conjunto dos poderes legislativos e executivos do município e do estado para evitar o fechamento da unidade regional, que emprega cerca de 200 funcionários coxinenses. A prorrogação começa a contar do dia 26 de março até o dia 26 de junho.
Desde antes do início da gestão, o Prefeito Edilson Magro já mantinha contato com diretores da JBS, conquanto durante visita do Secretário de Estado de Governo Eduardo Riedel e do Deputado Federal Beto Pereira (link) os vereadores manifestaram sua preocupação com o assunto criando, por meio de indicação coletiva, apoio para intervenção junto ao Governo do Estado.
Em seguimento à urgência da necessidade de salvaguardar, no dia 12 de fevereiro aconteceu a Audiência Pública “Férias Coletivas ou Fechamento da Unidade JBS em Coxim?” (link), presidida pelo vereador Carlos Henrique da Silva e mediada pelo Vereador Abilio Vaneli, com apoio do Sindicato Intermunicipal de empregos vinculados a Indústria de Massas Alimentícias e Frigorífico Suínos, Bovinos e Aves – SINDIMASSA, representado por Fábio Bezerra.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado, Júnior Mochi, também somou aos pares fazendo um breve relatório das ações que foram implementadas quando o mesmo era Presidente da Assembleia Legislativa, que redundou em um acordo com a JBS, para a reabertura de frigoríficos no estado, a volta de abates e a suspensão de demissão de funcionários, incluindo a planta de Coxim.
Tal acordo, que ainda está em vigor, foi feito envolvendo o Poder Executivo, Legislativo e judiciário, informou o ex-deputado e, portanto, conclamou os poderes constituídos a se unir para exigir da empresa o cumprimento do referido acordo.
A Comissão de Vereadores, formada durante tal Audiência Pública, na sequencia levou seus esforços para a Assembleia Legislativa (link), onde foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Paulo Correa, contando com apoio da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina e o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Márcio Fernandes.
Também corroboraram com as iniciativas o Governador Reinaldo Azambuja e o secretário especial do Governo e presidente regional do PSDB, Sergio de Paula.
A próxima reunião na Assembleia Legislativa está marcada para o dia 25 de março, onde a comissão composta pelos vereadores Willian Meira – Presidente da Câmara, Flávio Duarte, Zanon Lamunier, Abílio Vaneli, Carlos Henrique e Marcinho Souza irão se reunir novamente para discutir os avanços do tópico.