Fique atento às dicas do Procon Coxim para compras no Dia dos Namorados

27/05/2021 - 07:29

Dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados. Nesta data, presentear a pessoa amada tem de ser um momento especial e livre de complicações. Para isso, fique atento nas dicas do Procon de Coxim na hora da compra.

Pesquise em vários locais os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros.

Fique atento aos produtos em exposição, todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada.

O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento.

Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou eletrodoméstico, o consumidor deverá testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo.

Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito a reparação ou a restituição do valor pago. Todo produto ou serviço tem garantia legal, segundo o CDC.

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos seja cumprida pelo fornecedor que a veiculou. Portanto, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário.

Os produtos devem ser entregues e montados, se necessário, no dia e hora pré-estabelecidos no ato da compra.

Independente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

Trocas

Antes de concluir a compra, o consumidor deverá se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu.

“Muitos consumidores acham que podem realizar a troca de produtos em perfeito estado, no prazo de sete dias, mas isso só é possível para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como internet. As trocas de produtos não defeituosos adquiridos em lojas físicas é liberalidade do estabelecimento e não uma obrigação”, detalha Lana.

Por essa razão, antes de ir ao caixa, é importante verificar se o produto não possui algum defeito aparente e realizar testes de funcionamento.

Reclamação

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon-Coxim, localizado na Rua Filinto Muller n.º 577, Centro, Coxim, das 07:00 às 13:00 horas, de segunda a sexta-feira.

A população também pode registrar reclamações sem sair de casa, por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site https://www.coxim.ms.gov.br . As dúvidas de consumo podem ser solucionadas pelo celular (67) 99603-2882.

 

Fonte: Procon - Coxim


17/06/2021 - 17:16 Setor de iluminação retira lâmpadas Led para ser feito reparo ou troca por garantia

A Prefeitura Municipal de Coxim por meio do setor de iluminação está retirando lâmpadas de led queimadas ou em mal funcionamento para que seja feito reparo ou troca. Muitas das lâmpadas ainda estão na garantia e serão enviadas para as empresas forn

09/06/2021 - 07:51 Com investimento de mais de R$ 83 mil, Prefeitura entrega ponte do Assentamento Santo Antônio

A Prefeitura Municipal de Coxim realizou na tarde desta terça-feira (8), a entrega da ponte que dá acesso ao assentamento Santo Antônio, sobre o Córrego do Veado na região da Amaralina.

27/05/2021 - 07:29 Fique atento às dicas do Procon Coxim para compras no Dia dos Namorados

Dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados. Nesta data, presentear a pessoa amada tem de ser um momento especial e livre de complicações. Para isso, fique atento nas dicas do Procon de Coxim na hora da compra.

13/05/2021 - 15:40 Sonho esquecido em 2017 será realidade dos moradores do Bairro do Pequi

Os moradores de Coxim e principalmente os do bairro do Pequi já perceberam o movimento na região, é que um sonho anunciado, porém esquecido em 2017, começa a se tornar realidade. A praça do Pequi que já começou a ser revitalizada.

06/05/2021 - 09:09 Atenção! Haverá mudança no horário da coleta de lixo

A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Obras, informa que devido à manutenção do caminhão de coleta, a coleta de lixo convencional nos dias 6,7 e 8 (quinta, sexta e sábado) será a partir das 16:00h.

05/04/2021 - 12:30 Secretaria de Obras apresenta Plano de Ação que visa manutenção rural e urbana.

A pedido do Prefeito Edilson Magro, o Secretário Interino de Obras Afonso Ignotti, apresentou aos vereadores, na manhã desta segunda-feira (5), um Plano de Ação da secretaria que visa atender todos os bairros e a zona rural do município, com manuten

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais