Lixo misturado com recicláveis prejudica coleta seletiva em Coxim

22/09/2020 - 09:10

A coleta seletiva domiciliar teve início no dia 6 de julho de 2020 e desde então já recolheu mais de 40 toneladas de material reciclável que foi encaminhado ao processo de reciclagem industrial.

 

O serviço de recolhimento porta a porta acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. A coleta é feita por equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, que recolhe o material reciclável deixado pelos moradores em frente aos domicílios conforme programação divulgada.

 

Nesta primeira etapa, o serviço porta a porta está contemplando os seguintes bairros: Flávio Garcia, São Judas Tadeu e Jardim Aeroporto (segunda-feira); Senhor Divino (terça-feira), Centro, Vila Santana, Vila Planalto, Jardim Novo Mato Grosso (quarta-feira), Morada Alto São Pedro e Jardim Vista Alegre (quinta-feira), Jardim das Estrelas, BNH, Vila São Paulo, Jardim Bela Vista (sexta-feira); e Avenida Virgínia Ferreira, ruas Antônio de Albuquerque, Filinto Muller e Delmira Bandeira (de segunda a sexta).

 

O material recolhido é levado para a Unidade de Triagem de Resíduos, aonde ex-catadores do antigo lixão de Coxim - que foram capacitados e se organizaram em Associação de Agentes Ambientais do Taquari, com apoio da Prefeitura de Coxim - fazem a separação por tipo de material: papel e papelão, plástico, metal e vidro.

 

O material então é prensado e pesado para ser comercializado e retornar à indústria, onde será processado e transformado em novos produtos.  A coleta seletiva é um serviço que vem a melhorar a qualidade de vida no município de Coxim, e proporcionar dignidade aos ex-catadores.

 

Porém, os Agentes Ambientais do Taquari, pedem que a população atente ao dia e horário específico da passagem do serviço em cada bairro, e o mais importante: para que não misture rejeito nos mesmos recipientes com recicláveis. Pedem ainda que as pessoas não considerem como recicláveis máscaras e luvas cirúrgicas, entre outros materiais de consumo hospitalar e laboratorial.

 

Com a coleta seletiva funcionando bem, em breve deverá ser ampliado o serviço,  passando a atender mais domicílios em outros bairros.

 

O processo faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos que o Município de Coxim está atendendo em consonância com o Ministério Público Estadual, em respeito ao meio ambiente e à legislação. Envolve também a transformação do antigo lixão de Coxim em Aterro Controlado, que em breve estará exportando o rejeito (lixo) para um aterro de outro município.

Fonte: Fabio Pellegrini DRT-MS 116-06


04/06/2021 - 18:23 Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, 200 mudas de árvores nativas são plantadas em Coxim

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado neste sábado (5), foram plantadas na última quarta-feira, 200 mudas de árvores nativas nos arredores da unidade de transbordo do extinto lixão em Coxim.

08/02/2021 - 10:52 Marinha realiza atendimento nesta segunda e terça-feira em Coxim

Nesses dois dias os militares atenderão a comunidade realizando renovação de carteira de habilitação aquaviária, inscrição de embarcações e orientações e informações.

24/12/2020 - 14:10 Coletas de lixo e seletiva estarão suspensas no Natal e no dia 1º de janeiro

No restante dos dias os serviços seguem a programação normal.

05/12/2020 - 14:28 Prefeitura de Coxim amplia serviço de coleta seletiva a toda área urbana

Vale lembrar a coleta do lixo comum continua sem alterações

22/09/2020 - 09:10 Lixo misturado com recicláveis prejudica coleta seletiva em Coxim

Agentes pedem apoio da população

03/08/2020 - 11:47 Serviço de coleta seletiva domiciliar completa um mês nesta semana

Programação do serviço está disponível no site da Prefeitura

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais