No dia de sua reinauguração, Prefeito sanciona lei que cria o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim

06/04/2022 - 08:15

Comemorando os 124 anos de Coxim e fazendo parte das festividades, o prefeito Edilson Magro sancionou nesta quarta-feira (6) a Lei Ordinária 1.897 de 29 de março de 2022, criando o MAHC – Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, a sansão da lei acontece no dia da sua reinauguração.

Localizado na casa de Zacarias Mourão e até então fechado para reformas, o museu de Coxim foi restaurado para que possa receber visitantes, turistas, alunos das escolas e demais pessoas que queiram conhecer um pouco mais do acervo de Coxim.

Para a sua reinauguração, além da reforma do prédio, o museu passou por algumas adequações e os servidores receberam, capacitação para melhor organizar e conservar o acervo, ministrada pela equipe do Sistema Estadual de Museus.

O desenhista Gildo Antônio Rodrigues entregou ao prefeito Edilson Magro um quadro com o desenho realista Zacarias Mourão, a arte foi doada ao museu e ficará a disposição da população para apreciação.

Conforme a lei, fica instituído o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim – MAHC, para pesquisa e preservação do patrimônio cultural de Coxim, como espaço de integração social e cultural, atendendo a comunidade local, turistas e público em geral, com finalidades, atribuições e organização previstos no Regime Interno a ser elaborado.

Fica também determinado que o MAHC será dirigido pela FUNRONDON - Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer. 

Participaram da reinauguração o vice-prefeito Flávio Dias, o secretário de desenvolvimento sustentável Sérgio Alexandre; o presidente da FUNRONDON Darinei Nery; a diretora de cultura Janice Pereira; o coordenador do sistema estadual de museus e do arquivo público estadual, neste ato representando a Fundação de Cultura de MS, Douglas Alves; o vice-presidente da Câmara Municipal de Coxim, representando os demais parlamentares, vereador Flávio Duarte; o procurador do Estado Dr. Jucelino Oliveira Rocha e o presidente da 9ª subseção da OAB – Coxim, Dr. Rafael Garcia.

 

Veja mais fotos clicando aqui.

 

Errata: matéria editada dia 7/04/2022 para correção. A lei foi proposta pelo executivo municipal. Sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Fonte: Augusto Marques


20/06/2022 - 16:50 FUNRONDON abre inscrições para o FESTIVAL DE CALOUROS 2022

As Inscrições vão até o dia 05 de Julho e podem ser feitas via On-line ou presencialmente na sede da FUNRONDON, cito a Rua Antônio de Albuquerque Nº 100 – Centro, na Paróquia São José e também na UFMS com o Professor Ivanildo. É obrigatório o preenchimento do termo de Autorização de Uso de Imagem, faça o download aqui

14/06/2022 - 10:31 Compositor Zacarias Mourão ganhará estátua em Coxim

Foi assinado na manhã desta terça-feira (14) o convênio para a construção da estátua que homenageará um nos principais nomes da música Coxinense, Zacarias Mourão.

31/05/2022 - 16:51 Patrão do CTG Sentinela do Pantanal Agradece o apoio ao 20° ENCONTRO DE LAÇO COMPRIDO

Segundo o Sr. Afonso Tonial, o evento superou as expectativas da organização, e para ele foi o maior Encontro de Laço Comprido realizado em Coxim.

12/05/2022 - 09:07 Grupos podem agendar visita ao Museu de Coxim por telefone

A visitação do público ou grupos de até 10 pessoas por vês não necessita agendamento.

03/05/2022 - 08:38 Sexta-feira tem Arte e Artesanato na Praça especial dia das mães

Haverá ainda sorteio de brindes para as mães que estiverem presentes no evento e apresentação musical.

19/04/2022 - 09:10 Obras da “Artista do Cerrado” Kim Matos estão disponíveis a visitação em Coxim

As obras da “Artista do Cerrado” Kim Matos estão disponíveis para visitação nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 para visitação e apreciação em Coxim. Além das obras a artista fará uma apresentação teatral na praça Zacarias Mourão.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais