No dia mundial do diabetes, praça Zacarias Mourão recebe iluminação na cor azul

16/11/2022 - 09:28

A praça Zacarias Mourão, também conhecida como praça do Pé de Cedro, recebeu nesta segunda-feira (14) iluminação na cor azul, em alusão ao “Dia Mundial do Diabetes”. Nesta data é realizada uma campanha global de conscientização sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

A ação envolveu 181 países e no Brasil cerca de 1.200 cidades aderiram ao movimento, conforme a Fenad – Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF (International Diabetes Federation) em 1991 como meio de aumentar a conscientização sobre o diabetes, para chamar atenção do público e das autoridades de saúde sobre os problemas desta doença que é grave e está em crescimento em todo o mundo.

Segundo dados da ANAD - Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, a cada dez segundos uma pessoa morre no mundo em consequência das complicações da diabetes, 4 milhões por ano. Uma, a cada dez mortes são adultos de 35 a 64 anos.

“Por não apresentar sintomas, a diabetes é uma doença silenciosa e muito perigosa, por isso, requer atenção redobrada. O corpo não sente nada e as consequências demoram a aparecer, causando doenças cardíacas, renais e até a necessidade de amputação de membros. E essa ação que fizemos serve para alertar a população”. Disse o secretário de Saúde Flávio Dias.

Em Coxim, 1542 pessoas foram identificadas com o Diabetes e são acompanhados pela atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia. Se a glicose não é absorvida, ela fica na corrente sanguínea e em altos níveis durante muito tempo ocasiona as complicações do diabetes.

 

 

Fonte: Augusto Marques


28/11/2022 - 15:32 22 toneladas de pneus recolhidos e quase 3 mil criadouros foram eliminados na Ação Contra a Dengue

A ação teve início na segunda-feira, dia 21 e terminou na sexta-feira, dia 25, com o objetivo de conscientizar a população da luta contra a dengue.

28/11/2022 - 11:07 Trabalho realizado no PSF rural de Coxim ficou entre os 4 melhores de MS no ECOPICS em Cuiabá

O 1º ECOPICS (Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) que aconteceu em Cuiabá-MT entre os dias 22 e 25 de novembro.

18/11/2022 - 11:43 2ª Ação Coxim Contra a Dengue acontece de 21 a 25 de novembro

Nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira) equipes da secretaria municipal de saúde e parceiros, estarão nos bairros Senhor Divino e Vila Bela realizando o mutirão.

17/11/2022 - 10:26 Em Coxim, pais ou responsáveis devem fazer cadastro para vacinar crianças contra Covid-19 com a vacina Pfizer Baby

Após o cadastro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com os pais ou responsável pela criança, para realizar o agendamento com data, horário e local de vacinação.

16/11/2022 - 09:28 No dia mundial do diabetes, praça Zacarias Mourão recebe iluminação na cor azul

Em Coxim, 1542 pessoas foram identificadas com o Diabetes e são acompanhados pela atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde do município.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais