O Procon de Coxim orienta os consumidores que caíram no golpe da carta contemplada

22/09/2021 - 17:02

A diretora do Procon Coxim Géssica Soares orienta os consumidores que caíram no golpe a procurar o órgão, com cópia do contrato, documentos pessoais e comprovante de endereço para registrar sua reclamação. A boa notícia é que após a abertura do processo administrativo pelo Procon, empresa está firmando acordo de devolução do valor ao consumidor.

Essa modalidade de golpe prejudicou vários consumidores em Coxim, o chamado “golpe da carta contemplada”, “do financiamento” ou ainda o “golpe do consórcio” é praticado por pessoas que se dizem intermediadoras de negócios e, supostamente, disponibilizam vantagens que farão a diferença na hora de adquirir um bem.

Segundo o Procon, o golpe funciona por meio de propaganda na mídia ou nas redes sociais. Os golpistas oferecem um bem móvel ou imóvel a preço muito atrativo e em condições de pagamento irrecusáveis.

“Na primeira modalidade do golpe, é garantido verbalmente ao consumidor que ele está adquirindo uma cota contemplada de um bem e que para ter acesso a ela precisa realizar o pagamento de uma entrada para liberação do valor do ‘consórcio’ e, consequentemente, liberação de valores para aquisição daquele bem” – Destaca Renan Lobato, coordenador de Fiscalização do Procon.

Depois do pagamento da entrada e do contrato assinado, o consumidor é orientado a aguardar os trâmites para transferência das cotas e liberação dos valores, o que não acontece e os golpistas, quando respondem, se restringem a sempre dizer que houve um problema nos trâmites, mas que será resolvido. O consumidor caiu em um golpe.

 

Imagem Ilustrativa

Fonte: Procon - Coxim


18/01/2022 - 14:48 Procon de Coxim dá prazo de 10 dias para Energisa apresentar informações de protestos

Fundamentado no artigo 36 da lei estadual n.º 12.425/2007, o Procon de Coxim solicitou a empresa Energisa – Distribuidora de Energia que no prazo de 10 dias, a contar do dia 14 de janeiro, que sejam apresentadas informações sobre os protestos em cartórios feitos pela empresa.

17/01/2022 - 09:07 Procon de Coxim registrou aumento de 31% em reclamações em 2021

O Procon de Coxim registrou um aumento de 31% em reclamações no ano de 2021 em relação a 2020, as áreas com maior número de reclamações foram telefonia e serviços financeiros.

16/11/2021 - 23:25 Black Friday: Procon de Coxim orienta consumidores

É preciso ter cuidado para que a Black Friday não se torne uma “Black Fraude”. Nesta semana o Procon de Coxim estará nas ruas intensificando as fiscalizações, bem como, auxiliando lojistas e consumidores.

04/11/2021 - 11:45 Procon orienta o comércio de Coxim

O Procon de Coxim está realizando visitando os comércios da cidade com o objetivo de orientar fornecedores sobre seus deveres e obrigações, com entrega gratuita ade exemplares do Código De Defesa Do Consumidor e cartilha educativa.

22/09/2021 - 17:02 O Procon de Coxim orienta os consumidores que caíram no golpe da carta contemplada

A diretora do Procon Coxim Géssica Soares orienta os consumidores que caíram no golpe a procurar o órgão, com cópia do contrato, documentos pessoais e comprovante de endereço para registrar sua reclamação. A boa notícia é que após a abertura do

17/09/2021 - 16:10 Procon vai ofertar atendimento itinerante a população em Coxim

O Procon de Coxim vai ofertar o atendimento itinerante a população de Coxim, o projeto inovador que tem como tema “ O Procon Coxim vai até você”, começa a partir do dia 8 de outubro e chegará aos lugares mais distantes da cidade com foco na info

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais