Prefeito Edilson Magro envia a câmara projeto de lei que homenageia José Guedes

23/11/2021 - 08:17

O Prefeito de Coxim Edilson Magro através da Funrondon (Fundação Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer), enviou para a Câmara Municipal, Projeto de Lei que homenageia o compositor José Guedes de Melo, que através da Confraria do Piau foi um grande incentivador da cultura coxinense.

Conforme o projeto de lei que deve ser votado nesta terça-feira (23), o auditório localizado em anexo a Secretaria de Desenvolvimento Social, ficará denominado “Auditório José Guedes de Melo”.

A justificativa considera que, José Guedes de Melo, que também foi poeta, repentista e produtor cultural, empresário há 46 anos, proprietário do Bar do Guedes em Coxim, onde fundou a Confraria do Piau e posteriormente a “Quartaneira” (Quarta-feira Pantaneira), teve uma grande parcela de contribuição a cultura coxinense. Como poeta, participou de diversos concursos literários; como músico foi premiado em diversos festivais; compôs as letras das músicas “Canoeiro do Taquari”, “Rancho à sombra da serra”, “Chora menina” e “Passando por Mato Grosso”, entre outras; e como produtor cultural “Canoeiro do Taquari”, “Rancho à sombra da serra”, “Chora menina” e “Passando por Mato Grosso”.

Zé Guedes, como gostava de ser chamado, foi um artista simples, humilde e bem-quisto por todos, detentor de inúmeras honrarias e diversas moções por conta de seus relevantes serviços prestados à cultura regional sul-mato-grossense.

Através da Confraria do Piau e da Quartaneira, descobriu talentos e lançou diversos nomes para o cenário musical, artístico e cultural de Mato Grosso do Sul, entre eles o Trio Pé de Cedro e a dupla Kurikaka & Makako.

José Guedes de Melo, faleceu no dia 8 de maio decorrência de complicações do tratamento de uma doença hepática. Ele estava hospitalizado em Ponta Porã.

 

 

Fonte: Augusto Marques


17/11/2022 - 11:05 Decreto Municipal define horário de expediente durante os jogos da Copa do Mundo

Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o horário de expediente nas repartições públicas municipais será das 7h30 às 13h30 e no dia 28 de novembro, será das 7h às 11h30.

11/11/2022 - 09:22 Prefeito Edilson Magro decreta Ponto Facultativo segunda-feira dia 14

O prefeito Edilson Magro decretou ponto facultativo dia segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de do feriado nacional da Proclamação da República.

26/10/2022 - 15:15 Em homenagem ao servidor, Prefeito decreta Ponto Facultativo sexta-feira

O prefeito Edilson Magro decretou Ponto Facultativo nesta sexta-feira dia 28, dia do Servidor Público.

24/10/2022 - 13:17 NOTA DE ESCLARECIMENTO

O chefe do executivo, ressalta a preocupação e a necessidade de haja reuniões de alinhamento, porém, opta pelo adiamento de reuniões de alinhamento, para não interferir no processo eleitoral.

15/06/2022 - 15:21 Edilson Magro sanciona lei que homenageia “Professor Bira”

O prefeito Edilson Magro sancionou nesta terça-feira (15) a Lei n.º 1.899/2022 que denomina o prédio púbico em fase de conclusão, local que será realizado para eventos no bairro Piracema de “Centro de Eventos Ubirajara Gonçalves de Lima – Prof. Bira”.

15/06/2022 - 13:58 Prefeito decreta ponto facultativo no feriado de Corpus Christi

Considerando o feriado de Corpus Christi dia 16, o prefeito Edilson Magro decretou ponto facultativo na sexta-feira dia 17 de junho.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais