Prefeitura realiza “Blitz Educativa”

13/05/2015 - 20:42


A prefeitura de Coxim realiza, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, nos dias 15 e 18 de Maio “Blitz Educativas” em diversos pontos da cidade para conscientizar a população sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo o secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, Rufino Arifa Tigre Neto a programação começa na sexta-feira (15) a partir das 7h30 com uma equipe técnica do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) juntamente com os membros do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) realizará a Blitz Educativa, com a distribuição de panfletos, folders, porta lixos e adesivos para os carros, alusivos ao dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na sexta-feira a equipe sairá as 7h30 do CREAS, depois seguem para o Centro; Praça 47º BI; Praça do Pescador; Praça do BNH; Praça da Concha Acústica; Avenida Virginia Ferreira e Praça Ginásio Ademir Mochi.

Já no dia 18 (segunda-feira) das 7h30 às 10 horas a equipe técnica do CREAS juntamente com os membros do CMDCA e Conselho Tutelar realizarão a Blitz educativa na BR 163.

O que é violência sexual? - É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração - A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção - A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie - Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.


 

Fonte: Andressa Lopes


19/04/2021 - 08:36 Parceria entre Prefeitura e SENAR finaliza curso de Hortaliças em Coxim

Na sexta-feira (16), aconteceu o encerramento do curso de Hortaliças Folhosas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Senhor Divino, realizado pela Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência

15/04/2021 - 11:34 Em Coxim, cerca de 4 mil famílias serão beneficiadas com o Mais Social

Lançado pelo Governo do Estado, o Programa Mais Social beneficiará com R$ 200 mensais famílias com renda de até meio salário mínimo. No município de Coxim, região norte do Estado, cerca de quatro mil famílias serão beneficiadas com o Programa.

01/04/2021 - 15:15 Conselheiros do CMDCA são nomeados e empossados

Na manhã desta quinta-feira (1), foram nomeados e empossados os novos Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, devido a pandemia de Coronavírus, o ato foi feito on-line pelo aplicativo Google Meet. Os conselh

29/03/2021 - 15:19 Assistência Social, Centros de Assistência, Conselho Tutelar e CEO passarão por desinfecção.

A Prefeitura de Coxim informa que, a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e os outros órgãos ligados à secretaria estarão fechados nesta segunda e terça-feira para que seja realizada a desinfecção. O atendimento volta ao normal, resp

11/03/2021 - 10:31 Em fevereiro 86 mulheres foram atendidas pelo CRAM em Coxim

No mês de fevereiro 86 mulheres receberam atendimento do CRAM - Centro de Referência à Mulher, com orientações, atendimentos psicológicos e sociais, encaminhamentos para rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, busca ativa e

08/03/2021 - 17:15 Mulheres recebem flores no dia Internacional da Mulher

A Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social-SEMCAS e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, prestaram na tarde desta segunda-feira (08/03), uma homenagem às mulheres pelo Dia Inte

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais