Saiba mais sobre o SIM - Através dele pequenos produtores podem comercializar seus produtos, ganhar a confiança do seu cliente e aumentar a

18/02/2021 - 12:21

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o setor responsável pela inspeção higiênico sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal em todo o território municipal, através dele os produtores podem até aumentar seus lucros, pois além de comercializarem seus produtos de forma legal, ganham a confiança do consumidor.

 

Todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito, tem a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário. A inspeção, reinspeção e a fiscalização também se aplica a animais destinados à matança, seus produtos e subprodutos e matérias primas, o pescado e seus derivados, o leite e seus derivados, o ovo e seus derivados, os produtos das abelhas e seus respectivos derivados.

 

A inspeção de alimentos envolve a observação ou teste de um produto para confirmar sua segurança como matéria-prima para consumo humano. Vale ressaltar que a aplicação de controles na cadeia produtiva de alimentos também minimiza a ocorrência de fraudes nos produtos finais, além de garantir qualidade ao consumidor final.

 

Em 09/06/2020 criou-se uma nova lei de criação do SIM sendo revogada a de 23/06/2003, com o intuito de nivelar as legislações dos municípios participantes do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) para os produtos devidamente registrados no SIM municipal poderão ser comercializados em toda área territorial dos municípios participantes do Consórcio. Desta forma, desde então o SIM vem migrando os estabelecimentos já registrados e os que estavam em processo de registro junto ao consórcio. 

 

O município de Coxim possui hoje 18 estabelecimentos registrados, todos em processo de migração para COINTA, dentre eles pode-se citar o Frigorífico de Pescado Ponte de Pedra, estabelecimento em fase final de registro ao consórcio e que foi indicada a receber o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

 

Como vantagem tem-se total garantia sanitária ao consumidor e também a oportunidade de pequenas empresas e empreendedores saírem da clandestinidade, produzindo e comercializando seus produtos de maneira legalizada, por meio de fiscalização e inspeção.

 

Com informações Médica Veterinária Jacqueline Rodrigues Borges

Fotos: Saimon Cândido 

 

 

Fonte: Augusto Marques


02/12/2021 - 12:24 Beneficiários do Auxilio Brasil que não realizaram a pesagem devem ir ao ESF Senhor Divino

Atenção! Beneficiários do programa do governo federal Auxílio Brasil que não realizaram a pesagem das crianças menores de 7 anos de mulheres de até 44 anos, devem se dirigir até o dia 23 de dezembro a Estratégia Saúde da Família (ESF) Senhor Divino, para fazer a pesagem. O não comparecimento pode acarretar o cancelamento do benefício.

30/11/2021 - 20:48 Em alguns bairros, coleta de lixo será no período vespertino a partir desta quarta-feira dia 1º

A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Obras informa que o horário da coleta de lixo será alterado para a partir das 16h. A mudança de horário começa a valer nesta quarta-feira (1).

22/11/2021 - 11:13 Procon, Junta Militar e Sine já estão atendendo em novo endereço

O Procon, a Junta Militar e o Sine estão atendendo em novo endereço, a rua João Pessoa – centro, na esquina da praça Zacarias Mourão (Pé de Cedro). A mudança de local realizada pela Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria de Gestão, visa dar melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores.

10/11/2021 - 17:36 Pacientes do SUS de Coxim podem retirar medicamentos gratuitamente em farmácia particular

Em Coxim, Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), podem retirar medicamentos gratuitamente que estão disponíveis através do programa do Governo Federal “Farmácia Popular do Brasil” na Farmácia Ultra Popular que é conveniada ao programa.

04/11/2021 - 10:32 Rodovia MS 223 que liga Coxim a São Ramão está parcialmente interditada

A interdição se faz necessária devido a obras de pavimentação asfáltica na rodovia, que está sendo realizada pelo Governo do Estado, a previsão é que ela seja entregue no ano que vem.

03/11/2021 - 11:48 Você sabe quais são as atribuições e contribuições da Vigilância Sanitária?

A Vigilância Sanitária é definida como um conjunto de ações que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais